Chengdu é a capital de Sichuan de 9M de habitantes! Se vocês derem uma olhada no mapa de pontos de visitas sugeridas verão que eu visitei somente o centro da cidade. Ela foi construída a partir do centro da cidade (onde fica o museu de ciências) e as ruas formam círculos concêntricos. É uma cidade do sec. IV A.C. e também já foi capital de um reino antigo e hoje mistura muito bem o moderno com o tradicional.
Mapa do roteiro de 1 dia em Chengdu
Em um dia é difícil fazer os pontos do mapa. Recomendo chegar cedo para aproveitar bem o dia. Como eu fui 2 vezes para Chengdu, acabei conhecendo o Chengdu Research Base of Giant Panda Breeding em um dia e os outros pontos em outro dia. Qualquer um dos roteiros vale a pena. Descrevo abaixo:
Roteiro 1
1. Monastério Wenshu – Wenshu Yuan
Primeira parada em Chengdu, o monastério possui várias relíquias feitas em bronze, jade, pedra e madeira. Foi construída no século VII. Possui mais de 300 imagens de buda . Vale a pena visitar também pelo jardim requintado.
2. Kuanzhai Xiangzi – Kuangzhai Alley
Kuangzhai é uma ruazinha comercial que é vizinha de outras duas e é um dos top 3 lugares considerados historicamente preservados em Chengdu, possui construções antigas e, ao mesmo tempo, outras casas modernas como cafeterias e restaurantes com arquitetura chinesa tradicional.
3. Qingyang Temple
Palácio Qingyang ou Templo Taoísta Qingyang, é um templo antigo e muitas partes que restam do templo são resultados de uma restauração do período Qing (1644-1911).
4. Wuhou temple
O Templo de Wuhou é gigante e um ponto obrigatório em Chengdu. Abaixo o que ver no templo:
- Templo de Liu Bei, um imperador que era também um general e é adorado pelos chineses até hoje
- Tumba de Liu Bei
- Jardins do templo
- Templo San Yi
5. Jinli Pedestrian Street
Vizinho ao Templo Wuhou, vá conhecer a Jin Li Pedestrian Street. Assim como a Kuangzhai Alley, é uma rua com construções antigas, mas muito maior e com tanta vida quanto a anterior. Há muita comida convidativa por lá e muita que também te deixa com medo. Ótimo lugar para recarregar as energias.
6. Anshun Bridge (Dongmen Bridge)
Se você tiver comprado uma passagem mais para o fim da noite pode ir conhecer a Anshun Bridge, que fica toda iluminada durante a noite, mas recomendo somente se você ainda não estiver cansado de toda andança do dia.
Roteiro 2
Como eu disse no início do post, fazer todos os pontos é difícil em somente um dia. Aqui vai o segundo roteiro de um dia em Chengdu.
Chengdu Research Base of Giant Panda Breeding
Quando os estrangeiros vão para Sichuan, a província que detém 70% da população de pandas do mundo, o principal objetivo é ver os pandas gigantes. É uma área de 370.000m² com muitos pandas, museus, berçário para os filhotes recém nascidos e muito material para conhecer melhor o bichão.
Sugestões para o restante do dia
Só no Chengdu Research Base of Giant Panda Breeding é possivel gastar quase meio dia de passeio, se for indicar outros lugares para aproveitar e passear, seriam Wuhou Temple e Jinli Pedestrian Street.
Graduado em ciência da computação, trabalha em uma startup de tecnologia, gosta de atletismo e, claro, viajar e conhecer lugares novos e comidas exóticas.