Glasgow é a maior cidade da Escócia e conta com aproximadamente 600 mil habitantes. Localizado no lado oeste do país, fica cerca de 80 km da capital Edimburgo. A cidade não é considerada uma prioridade para os turistas, sendo deixada em segundo plano para muitos viajantes. Apesar desta reputação, ela tem muito a oferecer e lugares interessantes para se visitar. Se você tem vontade de conhecer esta cidade, veja este roteiro de 1 dia em Glasgow.
Como de costume, o roteiro criado é uma sugestão e foi baseado nos lugares que visitei no dia em que fiquei na cidade. A princípio, Glasgow também não estava em meus planos quando fui para Escócia, em um dos dias em que eu estava em Edimburgo resolvi fazer um bate e volta de trem até lá. É muito tranquilo, basicamente a cada 10 minutos partem trens da estação Edinburgh Waverley até a estação Glasgow Queen Street (e vice versa), a viagem dura uma hora somente.
Se você vai viajar pelo Reino Unido, veja também outros roteiros:
– Roteiro de 4 dias em Londres
– Roteiro de 1 dia em Manchester
– Roteiro de 1 dia em Liverpool
– Roteiro de 2 dias em Edimburgo
– Roteiro de 2 dias em Belfast
Mapa do roteiro de 1 dia em Glasgow
Confira abaixo a descrição de cada ponto do mapa.
Roteiro de 1 dia em Glasgow
Trem: partida da estação Edimburgh Waverley -> chegada na estação Glasgow Queen Street
1 – George Square
É a principal praça da cidade. A praça é cercada por construções importantes, como a câmara municipal e a estação de trem, além de ter vários monumentos de figuras importantes do Reino Unido.
2 – Catedral de Glasgow (Glasgow Cathedral)
É catedral mais importante de Glasgow. Considerada uma das construções mais magníficas da Escócia, ela é a única do país a permanecer intacta após a Reforma de 1560. A entrada é gratuita. Para mais informações, acesse glasgowcathedral.org.
3 – Glasgow Necropolis
Cemitério vitoriano que fica em uma colina atrás da Catedral de Glasgow. Apesar de ser um cemitério, é muito bom para uma caminhada, o lugar é muito bonito e tem boas vistas para a cidade.
4 – Tolbooth Steeple
Torre de 7 andares com um lindo relógio em seu topo. A torre já foi parte de um edifício muito maior, o Tolbooth, antigo local das Câmaras do Conselho de Glasgow até 1814. O antigo edifício foi demolido em 1921.
5 – The People’s Palace
É um museu que conta a história de Glasgow e seu povo, desde 1750 até os dias atuais. O museu possui diversos artefatos históricos, pinturas, gravuras e fotografias. Junto do museu existe uma estufa, repleta de palmeiras e plantas exóticas. A entrada é gratuita. Para mais informações sobre horários, acesse glasgowlife.org.uk.
6 – McLennan Arch
Arco construído originalmente como peça central da fachada das Salas de Assembléia dos arquitetos escoceses Robert e James Adam. Em 1922 o arco foi transferido para o atual local, na entrada do parque Glasgow Green.
7 – Roman Catholic Cathedral
Catedral católica romana em estilo neogótico. Localizada na margem norte do Rio Clyde, é a igreja mãe da Arquidiocese Católica Romana de Glasgow.
8 – SEC Centre
É o maior Centro de Exposições e Conferências da Escócia. São prédios que chamam atenção devido a arquitetura peculiar que possuem. Do outro lado do Rio Clyde, na parte sul, outros prédios também se destacam, como o cinema e o Centro de Ciência de Glasgow.
9 – Kelvingrove Park
Parque público cortado pelo Rio Kelvin. É um exemplo clássico de um parque vitoriano. Seus jardins e o cenário ao longo do rio realçam a beleza que o parque possui. Aproveite para caçar alguns esquilos para tirar foto.
Opcionais que NÃO FUI
? – Museu e Galeria de Arte de Kelvingrove
Localizado dentro do Kelvingrove Park, o edifício abriga grandes coleções, desde arte e animais até o antigo Egito. A entrada é gratuita. Consulte glasgowlife.org.uk para consulta de horários de funcionamento.
? – Riverside Museum of Transport and Technology
Museu do transporte de Glasgow. O museu exibe diversos tipos de transporte, desde skates e carros antigos até carrinhos de bebê e locomotivas. A entrada é gratuita. Para mais informações, acesse glasgowlife.org.uk.
? – Gallery of Modern Art
Principal galeria de arte contemporânea de Glasgow com exposições de artistas nacionais e internacionais. A entrada é gratuita. Acesse glasgowlife.org.uk para mais informações.
? – Jardim Botânico de Glasgow
Jardim botânico da cidade que contém uma variedade de coleções de plantas e bosques. No jardim existe uma estufa que abriga a coleção nacional de samambaias. A entrada é gratuita. Para mais informações, acesse glasgowbotanicgardens.com.
Neste roteiro de 1 dia em Glasgow fique à vontade para incluir mais pontos, retirar ou alterar a ordem das atrações conforme sua necessidade. Como dito antes, é simplesmente uma sugestão.
Se você também vai viajar para outros lugares, não esqueça de conferir a lista completa dos roteiros de viagem já publicados aqui no blog.
Gostou do roteiro? Salve no Pinterest!
– ESTADIA: o Booking.com dispensa comentários. Já conhecido por todos, possui diversas ofertas para reservas de hotéis.
– AIRBNB: não quer ficar em hotel? Prefere ficar em um apartamento? Utilize este link do Airbnb para conseguir até R$ 179 de desconto em sua primeira reserva.
– CARRO: precisando alugar um carro para sua viagem? Pesquise facilmente na Rentcars.com e veja as melhores ofertas para sua road trip.
– SEGURO VIAGEM: não quer dor de cabeça bem no meio da viagem? Utilize a Seguros Promo, com ela é possível comparar as cotações de diferentes empresas de seguro. Utilize o código VIAGEMSUAVE5 e ganhe 5% de desconto na sua compra.
Engenheiro de produção por formação, começou a escrever para ajudar algumas pessoas que pediam dicas de viagens. Gosta de viajar quando é possível, explorar novos lugares e ampliar sua percepção sobre o mundo. Realizou intercâmbio na Irlanda e na Austrália. De vez em quando se arrisca em tirar algumas fotos.