Localizada no noroeste da Inglaterra, a trabalhadora e industrial Manchester é reconhecida como um importante centro econômico, onde muitas companhias possuem sedes administrativas na cidade. É inegável a sua participação na Revolução Industrial, foi nela em que foi aplicada pela primeira vez a máquina a vapor na indústria têxtil em 1789. Além de seu importante papel na história, a cidade é muito famosa por conta do futebol, possuindo 2 importantes times na Premier League (liga profissional de futebol inglês). Neste roteiro de 1 dia em Manchester você vai descobrir alguns pontos turísticos que a cidade oferece.
Como sempre, o roteiro criado é uma sugestão e foi baseado nos lugares que visitei no dia em que fiquei na cidade. Decidi dar uma passada rápida em Manchester de apenas um dia (por falta de tempo mesmo), e foi o suficiente para eu ver o que me interessava. Não priorizei museus, que existem de montes na cidade, mas se você gosta deles, aconselho ficar no mínimo 2 dias.
Se você vai viajar pelo Reino Unido, veja também outros roteiros:
– Roteiro de 4 dias em Londres
– Roteiro de 1 dia em Liverpool
– Roteiro de 2 dias em Edimburgo
– Roteiro de 1 dia em Glasgow
– Roteiro de 2 dias em Belfast
Mapa do roteiro de 1 dia em Mancheter
Confira abaixo a descrição de cada ponto do mapa.
Roteiro de 1 dia em Manchester
Tram (Bondinho): chegada na estação Old Trafford
1 – Old Trafford Stadium
Estádio sede do famoso Manchester United, um dos times mais populares e bem-sucedidos da Inglaterra. O time é conhecido como “Diabos Vermelhos” e foi casa do jogador português Cristiano Ronaldo de 2003 a 2009. Para quem é fã de futebol europeu (assim como eu), vale a pena visitar o estádio. A visita é paga e guiada, conta também com museu do clube. Para mais informações sobre preços e horários, acesse manutd.com.
Tram (Bondinho): partida da estação Old Trafford -> chegada na estação St Peter’s Square
2 – Biblioteca Central (Manchester Central Library)
Prédio redondo que foi inspirado no Panteão de Roma. A biblioteca fica em frente da praça de São Pedro e é considerada a segunda maior biblioteca de empréstimos públicos na Grã-Bretanha, depois da biblioteca de Birminghan. A entrada é gratuita. Para mais informações sobre horários, acesse manchester.gov.uk.
3 – Albert Square
Praça que fica bem no centro de Manchester. É destacada pela prefeitura da cidade, o Manchester Town Hall, um belo edifício gótico vitoriano. A praça contém vários monumentos e estátuas. A visita é gratuita para algumas partes do edifício. Para mais informações, acesse manchester.gov.uk.
Foto de: Mikey
4 – Exchange Square
Praça com grande área comercial, cheio de lojas e restaurantes. A praça foi criada após o bombardeio do IRA em 1996, que destruiu zonas importantes no centro da cidade.
5 – Catedral de Manchester
Igreja matriz da diocese anglicana de Manchester. A construção possui características em estilo gótico, foi restaurada durante o período vitoriano e novamente após danos causados por bombardeios no século XX. A entrada é gratuita. Consulte manchestercathedral.org para mais informações.
6 – Manchester Arndale
Centro comercial com grande variedade de lojas e marcas. O centro foi desenvolvido após o atentado de 1996 em Manchester. É um ótimo lugar para realizar compras.
7 – Piccadilly Gardens
Espaço aberto rodeado por edifício históricos e modernos. Até abril de 2015 o Wheel of Manchester (roda gigante de Manchester) estava instalada no local. É também espaço para eventos musicais e culturais que acontecem durante o ano.
8 – Chinatown
Bairro que concentra a comunidade chinesa da cidade. Contém muitas lojas, restaurantes e padarias orientais.
Opcionais que NÃO FUI
? – Museum of Science and industry
Museu dedicado ao desenvolvimento da ciência, tecnologia e indústria. Existem diversas exposições sobre diferentes temas, como transporte, saneamento, indústria têxtil, comunicações e computação. A entrada é gratuita. Para mais informações, acesse scienceandindustrymuseum.org.uk.
? – Manchester Museum
Museu que possui coleções de arqueologia, antropologia e história natural. O museu é propriedade da Universidade de Manchester. A entrada é gratuita. Para mais informações, acesse museum.manchester.ac.uk.
? – National Football Museum
Museu dedicado à história do futebol da Inglaterra. O museu conta também com exposições temporárias. A entrada é gratuita. Consulte nationalfootballmuseum.com para informações sobre horários de funcionamento.
? – Etihad Stadium
Estádio sede do time Manchester City, outro importante time de futebol da cidade. Para mais informações, acesse mancity.com.
Neste roteiro de 1 dia em Manchester fique à vontade para incluir mais pontos, retirar ou alterar a ordem das atrações conforme sua necessidade. Como dito antes, é simplesmente uma sugestão.
Se você também vai viajar para outros lugares, não esqueça de conferir a lista completa dos roteiros de viagem já publicados aqui no blog.
Gostou do roteiro? Salve no Pinterest!
– ESTADIA: o Booking.com dispensa comentários. Já conhecido por todos, possui diversas ofertas para reservas de hotéis.
– AIRBNB: não quer ficar em hotel? Prefere ficar em um apartamento? Utilize este link do Airbnb para conseguir até R$ 179 de desconto em sua primeira reserva.
– CARRO: precisando alugar um carro para sua viagem? Pesquise facilmente na Rentcars.com e veja as melhores ofertas para sua road trip.
– SEGURO VIAGEM: não quer dor de cabeça bem no meio da viagem? Utilize a Seguros Promo, com ela é possível comparar as cotações de diferentes empresas de seguro. Utilize o código VIAGEMSUAVE5 e ganhe 5% de desconto na sua compra.
Engenheiro de produção por formação, começou a escrever para ajudar algumas pessoas que pediam dicas de viagens. Gosta de viajar quando é possível, explorar novos lugares e ampliar sua percepção sobre o mundo. Realizou intercâmbio na Irlanda e na Austrália. De vez em quando se arrisca em tirar algumas fotos.