Localizada entre Milão e Veneza, a pequena cidade de Verona é cheia de história, arte, cultura e tradição. Conhecida por ser o lugar onde se passa o romance trágico Romeu e Julieta, de Willian Shakespeare, a cidade atrai uma massa de turistas todos os anos para celebrar a história de amor proibido entre os dois personagens veroneses. Neste roteiro de 1 dia em Verona, você vai perceber que a cidade é muito mais do que apenas um palco de romance, ela é uma cidade histórica, com muitas construções e monumentos do período romano e medieval.
Um dia na cidade já é o suficiente para conhecer grande parte dos pontos, e como a cidade é pequena, é bem fácil percorrer tudo a pé. Se você está em Milão ou Veneza, vale a pena passar por lá, seja um bate e volta ou dormir por lá (que foi o meu caso). Como de costume, este roteiro é uma sugestão e foi baseado nas atrações turísticas que visitei.
Se você vai viajar pela Itália, veja também outros roteiros:
– Roteiro de 2 dias em Milão
– Roteiro de 3 dias em Roma
– Roteiro de 2 dias em Veneza
Mapa do roteiro de 1 dia em Verona
Confira abaixo a descrição de cada ponto do mapa.
Roteiro de 1 dia em Verona
Na chegada em Verona comprei o Verona Card de 24h (existe também para 48h). É um cartão que permite o acesso à diversas atrações da cidade e também o uso do transporte público. Comprei logo que cheguei na estação de trem Verona Porta Nuova, em uma tabacaria. Ele é vendido em vários pontos, inclusive nas atrações, para mais informações acesse turismoverona.eu.
Alguns dos pontos turísticos que o cartão cobre são: Arena de Verona, Casa de julieta, Torre de Lamberti, Tumba de Julieta, Museo di Castelvecchio, entre outros.
1 – Arena de Verona
Principal atração da cidade, foi construída no século I e grande parte da arena continua intacta. Antigamente ela era utilizada para combates entre gladiadores e atualmente é palco de eventos culturais e apresentações. A entrada é paga. Para informações de preços e horários, acesse turismoverona.eu.
2 – Via Mazzini
É a maior área de pedestres de Verona e a mais movimentada. Muitas lojas de comércios e grifes se espalham pela rua. É possível encontrar também cafés e restaurantes.
3 – Casa de Julieta
Local que se encontra a casa de Julieta, mencionada no romance de Shakespeare. Logo na entrada existe uma parede toda rabiscada com juras de amor e no pátio existe uma estátua da Julieta. A entrada para subir na sacada é paga. Para mais informações, acesse turismoverona.eu.
4 – Piazza Delle Erbe
Movimentada praça que possui lojas e restaurantes em seu entorno. Todos os dias uma feira é montada no centro da praça que vende diversos tipos de produtos, desde de comidas até lembrancinhas da cidade.
5 – Torre dei Lamberti
Localizada na Piazza Delle Erbe, é uma torre de 84 metros de altura construída pela poderosa família Lamberti, em 1172. Do alto é possível apreciar a mais bela vista de Verona e seus monumentos. A entrada é paga. Para mais informações, acesse torredeilamberti.it.
6 – Piazza dei Signori
Praça composta por diversos palácios e estátua de Dante Alighieri em seu centro.
7 – Piazza Indipendenza
Praça que possui lindos jardins e estátua de Giuseppe Garibaldi em seu cavalo, general italiano que participou de diversos conflitos na Europa. Em frente à praça, também estão os bustos de três importantes patriotas italianos: Cesare Battisti, Giacomo Matteotti e Benedetto Cairoli.
8 – Castel San Pietro
Antiga fortaleza austríaca que fica no alto de uma colina, foi erguida no no século XIX e pode ser alcançada por uma escadaria perto do Teatro Romano. É um ponto de observação estratégico para se ver a cidade do alto e tirar fotos. Não é possível entrar no castelo, somente ver por fora.
9 – Piazza Duomo
É a praça que se localiza a Catedral de Verona. Catedral católica romana dedicada à Virgem Maria sob a designação de Santa Maria Matricolare.
10 – Castelvecchio
Um imponente castelo do período medieval. Foi construído entre 1354 e 1356 por ordem do Cangrande II della Scala. O projeto foi concebido pela família della Scala como uma defesa contra as invasões externas e rebelião popular. Atualmente é um museu que expõe uma coleção de esculturas, pinturas e cerâmicas. O acesso ao pátio é gratuito e a entrada do museu é paga. Para mais informações, acesse turismoverona.eu.
11 – Ponte Scaliger
Ponte fortificada que parte de Castelvecchio e atravessa o Rio Ádige. É considerada uma das mais importantes construções medievais de Verona.
12 – Castelvecchio Park
Pequeno e agradável parque que fica na outra margem do Rio Ádige em direção oposta ao Castelvecchio. De lá é possível ter uma linda vista da ponte e do castelo.
Opcionais que NÃO FUI
? – Museo degli affreschi G.B. Cavalcaselle alla Tomba di Giulietta
É um museu que faz parte dos museus cívicos de Verona. Ele está localizado dentro do convento de San Francesco, que remonta ao século XIII. O museu é anexado ao Túmulo de Julieta, inaugurado em 1935 por Antonio Avena. Segundo a lenda, é o local onde foram colocados os corpos de Romeu e Julieta. A visita é paga. Acesse turismoverona.eu para mais informações sobre preços e horários.
? – Palazzo Pompei
O Palazzo Pompei é sede do Museu de História Natural e um dos edifícios mais importantes da história e arquitetura da cidade. A entrada é paga. Para mais informações, acesse turismoverona.eu.
Fique à vontade para incluir mais atrações, retirar ou alterar a ordem de cada ponto conforme sua necessidade. O roteiro de 1 dia em Verona é simplesmente uma sugestão.
Se você também vai viajar para outros lugares, não esqueça de conferir a lista completa dos roteiros de viagem já publicados aqui no blog.
Gostou do roteiro? Salve no Pinterest!
– AIRBNB: não quer ficar em hotel? Prefere ficar em um apartamento? Utilize este link do Airbnb para conseguir até R$ 179 de desconto em sua primeira reserva.
– CARRO: precisando alugar um carro para sua viagem? Pesquise facilmente na Rentcars.com e veja as melhores ofertas para sua road trip.
– SEGURO VIAGEM: não quer dor de cabeça bem no meio da viagem? Utilize a Seguros Promo, com ela é possível comparar as cotações de diferentes empresas de seguro. Utilize o código VIAGEMSUAVE5 e ganhe 5% de desconto na sua compra.
Engenheiro de produção por formação, começou a escrever para ajudar algumas pessoas que pediam dicas de viagens. Gosta de viajar quando é possível, explorar novos lugares e ampliar sua percepção sobre o mundo. Realizou intercâmbio na Irlanda e na Austrália. De vez em quando se arrisca em tirar algumas fotos.
De todos os roteiros que vi de Verona até agora, esse certamente foi o mais organizado, roteiro apresentado de forma cronológica, com mapa e bem resumido. Parabéns.
Obrigado pela visita e pelo elogio Frederico!
Ainda bem que o post te ajudou, esse é o intuito destes roteiros (simplicidade + mapa)
Abs