Launceston é uma pequena cidade que está localizada no norte da Tasmânia. Para quem não sabe onde fica e o que é a Tasmânia, ela é uma ilha e um estado da Austrália, a 240 Km da costa sudeste da Austrália Continental. Ela é a segunda maior cidade da ilha e possui uma das paisagens urbanas mais bem preservadas do país, com sua elegante arquitetura colonial vitoriana e parques centenários. Se você está pensando em visitar a Tasmânia, acompanhe um roteiro de 2 dias em Launceston, esta cidade vai te surpreender.
Muitos viajantes quando vão para a Tasmânia fazem uma road trip, alugam um carro (ou motorhome) e saem pela ilha passando por vários lugares. Comigo não foi diferente, desembarquei no aeroporto de Launceston, aluguei um carro e passei 2 dias na cidade e região. Um dia para conhecer a cidade em si e outro para fazer um bate e volta até a Montanha Cradle, uma das principais atrações da ilha.
Se você vai viajar pela Austrália, não esqueça de conferir outros roteiros já publicados:
– Roteiro de 3 dias em Sydney
– Roteiro de 2 dias em Brisbane
Mapa do roteiro de 2 dias em Launceston
Confira abaixo a descrição de cada ponto do mapa.
DIA 1 do roteiro de 2 dias em Launceston
1 – Queen Victoria Museum & Art Gallery (QVMAG)
O Museu e Galeria de Arte Queen Victoria é o maior museu regional da Austrália. Abriga diversas coleções de história social, ciências naturais e um centro científico interativo. A entrada é gratuita. Para mais informações, acesse qvmag.tas.gov.au.
2 – City Park
É o principal parque da cidade. Com uma grande área verde, possui belos jardins, monumentos e uma área cercada com macacos japoneses. A entrada é gratuita.
3 – Civic Square
Moderna praça com várias esculturas e cercadas por edifícios importantes, como o Town Hall (prefeitura), a Igreja de St Andrew e o General Post Office (Correios).
4 – Brisbane Street
Principal rua comercial de Launceston. Uma parte da rua é fechada para pedestres (calçadão) e possui diversas lojas comerciais, departamentos, restaurantes e cafés.
5 – King’s Bridge
Uma elegante ponte de ferro em formato de arco que liga o centro ao subúrbio de Trevallyn. As partes da ponte foram fabricadas na Inglaterra e enviadas de Londres até Launceston.
6 – Zig Zag Reserve Trail
É uma trilha histórica que liga Kings Bridge ao Parque Cataract George. Ela possui uma série de zig-zags que sobem um monte onde é possível ter uma bela vista do Rio South Esk e do desfiladeiro. A trilha é bem tranquila e fácil.
7 – Cataract Gorge Reserve
Principal atração e cartão postal da cidade, o Cataract Gorde Reserve é um parque composto por lindos desfiladeiros, uma formação natural única da região. Dentro do parque existem diversas trilhas, teleférico, restaurantes, lojas, mirantes espetaculares e uma bela ponte suspensa. A entrada é gratuita (teleférico é pago). Para mais informações, acesse launcestoncataractgorge.com.au.
DIA 2 do roteiro de 2 dias em Launceston
O segundo dia é reservado para fazer um bate e volta até o famoso Cradle Mountain National Park. O parque é um dos lugares mais especiais do estado, onde pinheiros antigos cobrem lagos glaciais e riachos deságuam entre as montanhas. A vegetação é rica e diversificada, inclui pastagens, floresta tropical e muitas plantas antigas. A área também fornece um habitat rico para a vida selvagem (diabos da Tasmânia, ornitorrincos, wombats, entre outros).
De Launceston até o parque demora cerca de 1 h 50 min (140 Km) e a estrada é bem tranquila. Para entrar em qualquer parque nacional da Tasmânia é necessário comprar um passe, o Park Pass, ele pode ser diário ou para vários dias. É possível comprar no local ou online. Como eu iria passar em outros parques nacionais e ficar mais de uma semana na ilha, comprei o Holiday Pass, que dura 8 semanas e vale para um carro (até 8 pessoas). Para mais informações, acesse parks.tas.gov.au.
O parque possui muitas trilhas para se percorrer, o caminho que fiz foi o descrito abaixo. Caso queira ver outras opções, acesse parks.tas.gov.au.
1 – Cradle Mountain Visitor Information Centre
É o centro de informações ao turista do parque e onde fica o estacionamento na parte superior. De lá é necessário pegar um micro-ônibus (shuttle) até o lago principal, que já está incluso no Park Pass.
2 – Dove Lake Circuit
Uma das principais trilhas do parque, é uma caminhada de 5,7 Km ao redor do Lago Dove. Ela proporciona belas vistas do lago, vegetação e das montanhas.
3 – Lake Wilks Track
A trilha fica na direção sudoeste do Lago Dove. Ela começa em uma úmida e mística floresta e viaja por 1,6 km através da vegetação alpina até o Lago Wilks, um lago suspenso formado por formações glaciais. Ela é considerada uma trilha de nível moderado-difícil.
4 – Lake Lilla e Wombat Pool
Uma outra trilha que fica no noroeste do Lago Dove e que leva até o Lago Lilla e o Wombat Pool, outros dois lagos que ficam em uma parte superior.
Se tiver sorte você pode encontrar alguns animais durante as trilhas, como esse wombat.
Na volta (ou ida) do Mt Cradle para Launceston, aproveite para apreciar a paisagem e tirar algumas fotos, a estrada é bem bonita.
Fique à vontade para incluir mais pontos, retirar ou alterar a ordem das atrações conforme sua necessidade. O roteiro de 2 dias em Launceston é simplesmente uma sugestão.
Se você também vai viajar para outros lugares, não esqueça de conferir a lista completa dos roteiros de viagem já publicados aqui no blog.
Gostou do roteiro? Salve no Pinterest!
– AIRBNB: não quer ficar em hotel? Prefere ficar em um apartamento? Utilize este link do Airbnb para conseguir até R$ 179 de desconto em sua primeira reserva!
– CARRO: precisando alugar um carro para sua viagem? Pesquise facilmente na Rentcars.com e veja as melhores ofertas para sua road trip.
– SEGURO VIAGEM: não quer dor de cabeça bem no meio da viagem? Utilize a Seguros Promo, com ela é possível comparar as cotações de diferentes empresas de seguro. Utilize o código VIAGEMSUAVE5 e ganhe 5% de desconto na sua compra.
Engenheiro de produção por formação, começou a escrever para ajudar algumas pessoas que pediam dicas de viagens. Gosta de viajar quando é possível, explorar novos lugares e ampliar sua percepção sobre o mundo. Realizou intercâmbio na Irlanda e na Austrália. De vez em quando se arrisca em tirar algumas fotos.