Lucerna é uma pequena cidade que fica na região central da Suíça. Com aproximadamente 80 mil habitantes, é uma cidade encantadora e também um dos principais centros turísticos do país, o que atrai muitos viajantes durante o ano inteiro. Sua arquitetura e paisagens lembram as épocas medievais, e ao mesmo tempo, misturam-se com um ar de modernidade dos prédios mais novos. Se você tem dúvidas se deve visitar essa cidade, veja este roteiro de 2 dias em Lucerna, com certeza ela não poderá ficar de fora de sua viagem.
Como sempre, o roteiro criado é uma sugestão e foi baseado nos lugares que visitei em cada dia. Muitas pessoas chegam na Suíça por Zurique, se este for o seu caso (assim como foi o meu), é muito fácil ir para Lucerna. A opção que utilizei foi o trem, que sai da estação central Zurich Hauptbahnhof e chega na estação central Bahnhof Luzern. Basicamente leva 1 hora de viagem e parte quase a cada 30 minutos.
Se você vai viajar pela Suíça, veja também outros roteiros:
– Roteiro de 2 dias em ZURIQUE
Mapa do roteiro de 2 dias em Lucerna
Confira abaixo a descrição de cada ponto do mapa.
DIA 1 do roteiro de 2 dias em Lucerna
1 – Jesuitenkirche
É a Igreja dos Jesuítas de Lucerna. É a primeira grande igreja barroca construída na Suíça ao norte dos Alpes. A entrada é gratuita.
2 – Kapellbrücke
Cartão postal de Lucerna, é a ponte de madeira coberta que atravessa diagonalmente o Rio Reuss e liga o centro histórico à parte nova da cidade. Na ponta sul da ponte está a Torre de Água (Wasserturm), uma torre octogonal que no passado serviu como prisão e sala de torturas. Hoje a torre é fechada ao público, abrigando uma loja de presentes.
3 – Hofkirche
Igreja católica romana, que em 1633 foi destruída por um incêndio e em 1645 foi reconstruída. É a igreja renascentista mais importante da Suíça. As duas gigantescas torres chamam muita atenção pelos telhados pontiagudos. A entrada é gratuita.
4 – Felsbergstrasse
Rua que leva a um ponto alto da cidade. Existe uma pequena e agradável praça em uma região residencial, dela é possível ter ótimas vistas de Lucerna.
5 – Löwendenkmal (Lion Monument)
Outro cartão postal da cidade, é a escultura de um leão em uma grande rocha que homenageia os soldados suíços que foram mortos em 1792 durante a Revolução Francesa.
6 – Museggmauer
São as muralhas medievais que eram usadas para proteger a cidade. Uma parte que foi construída em 1386 permanece quase intacta. Durante sua extensão existem 9 torres, sendo que 4 estão abertas ao público. Caminhar pela muralha e subir nas torres são de graça e vale muito a pena.
7 – Nölliturm
Torre mais próxima ao Rio Reuss, foi contruída no ínicio de 1500. É possível ter uma bela vista do das margens do rio.
8 – Spreuerbrücke
Outra ponte de madeira coberta que existe na cidade de Lucerna. A ponte foi construída como parte da fortificação da cidade em 1408.
9 – Centro histórico
Parte antiga da cidade com edifícios históricos bem preservados. Passeando pelas ruas nota-se uma atmosfera medieval, com linda arquitetura, estátuas e fontes.
DIA 2 do roteiro de 2 dias em Lucerna
Basicamente o dia é reservado para visitar o Monte Pilatus, pertinho de Lucerna. Portanto verifique a previsão do tempo antes de ir para pegar um tempo limpo (de preferência com sol).
Comprei o Silver Round Trip no centro de informação ao turista na estação central de trem de Lucerna no dia anterior. É meio carinho (mas vale muito a pena visitar o Monte), a trip inclui:
– Trem de Lucerna – Alpnachstad
– Funicular de Alpnachstad – Pilatus Kulm
– Teleférico de Pilatus Kulm – Kriens
– Ônibus de Kriens – Lucerna
Para ver os valores e horários atualizados, acesse o site oficial pilatus.ch.
Trem: partida da estação Bahnhof Luzern -> chegada na estação de Alpnachstad
1 – Alpnachstad PB
É a estação de funicular que fica na vila de Alpnachstad e na base da montanha. É o ponto inicial para subir o Monte Pilatus. O funicular é considerado o mais íngreme do mundo. Já durante a subida você ficará impressionado com a beleza do local.
2 – Pilatus Kulm
É o famoso maciço montanhoso composto por vários picos, dos quais o mais alto possui 2.128 m e se chama Tomlishorn. As estações de funicular e teleférico ficam próximas a outros dois picos, Esel (2.118 m) e Oberhaupt (2.105 m). No local existem plataformas para admirar a vista (e que vista!), restaurantes, lojas e hotel.
3 –Blumenpfad
Trilha de meia hora que leva até o pico mais alto do monte Pilatus. O caminho possui diversas flores selvagens que desafiam o vento e o clima do local. Mesmo que você não chegue até o pico, a vista caminhando pela trilha já vale muito a pena.
4 – Tomlishorn
Ponto mais alto da montanha. Aqui as vistas são colossais, com uma vista panorâmica que impressiona qualquer um.
Depois de ver o pico, volte para a estação de teleférico, pegue e vá até Fräkmüntegg.
5 –Fräkmüntegg
É a próxima estação do teleférico que fica um pouco mais abaixo do Pilatus Kulm. Nesta estação existe um centro de diversão, com arvorismo, trilhas e tobogãs
6 – Kriens PB
Estação de teleférico que fica na cidade de Kriens, a sudoeste de Lucerna. Um dos pontos de partida/chegada para o Pilatus Kulm.
Para voltar para Lucerna é só andar até a rua Luzernerstrasse e pegar o ônibus número 1 para o centro de Lucerna.
Opcionais que NÃO FUI
? – Gletschergarten Luzern
Localizado ao lado da escultura de Leão, o Jardim Glacial é um museu interativo que mostra formações rochosas gigantescas que datam da Era do Gelo. A entrada é paga. Para mais informações, acesse gletschergarten.ch.
? – Kunstmuseum
Museu de artes com obras renascentistas até os dias de hoje. A entrada é paga. Para mais informações, acesse kunstmuseumluzern.ch.
Neste roteiro de 2 dias em Lucerna fique à vontade para incluir mais pontos, retirar ou alterar a ordem das atrações conforme sua necessidade. Como dito antes, é simplesmente uma sugestão.
Se você também vai viajar para outros lugares, não esqueça de conferir a lista completa dos roteiros de viagem já publicados aqui no blog.
Gostou do roteiro? Salve no Pinterest!
– AIRBNB: não quer ficar em hotel? Prefere ficar em um apartamento? Utilize este link do Airbnb para conseguir até R$ 179 de desconto em sua primeira reserva.
– CARRO: precisando alugar um carro para sua viagem? Pesquise facilmente na Rentcars.com e veja as melhores ofertas para sua road trip.
– SEGURO VIAGEM: não quer dor de cabeça bem no meio da viagem? Utilize a Seguros Promo, com ela é possível comparar as cotações de diferentes empresas de seguro. Utilize o código VIAGEMSUAVE5 e ganhe 5% de desconto na sua compra.
Engenheiro de produção por formação, começou a escrever para ajudar algumas pessoas que pediam dicas de viagens. Gosta de viajar quando é possível, explorar novos lugares e ampliar sua percepção sobre o mundo. Realizou intercâmbio na Irlanda e na Austrália. De vez em quando se arrisca em tirar algumas fotos.