Milão é conhecida mundialmente por ser a capital da moda e também um importante centro financeiro da Itália. A cidade tem um rico patrimônio cultural e possui uma culinária bem rica com pratos variados. Muitos viajantes subestimam a cidade e deixam por último na lista de prioridades, ou pior, nem incluem a cidade no planejamento. Se você é uma dessas pessoas, espere um pouco, veja este roteiro de 2 dias em Milão antes de tomar uma decisão precipitada.
Como de costume, o roteiro criado é uma sugestão e foi baseado nos lugares que visitei em cada dia. Apesar de Milão não ter muitas atrações, o que torna a cidade especial é andar pelas ruas movimentadas, observar as pessoas locais, participar do gigante comércio, e as poucas atrações que a cidade oferece são tão belas que encantam qualquer um que a visite.
Se você vai viajar pela Itália, veja também outros roteiros:
– Roteiro de 3 dias em Roma
– Roteiro de 2 dias em Veneza
– Roteiro de 1 dia em Verona
Mapa do roteiro de 2 dias em Milão
Confira abaixo a descrição de cada ponto do mapa.
DIA 1 do roteiro de 2 dias em Milão
1 – Piazza Cordusio
Praça comercial conhecida por seus vários edifícios neoclássicos, entre eles o Palácio do Crédito Italiano e os Correios. É o ponto inicial da elegante rua Via Dante, com seus belos edifícios e comércio.
2 – Catedral de Milão (Duomo di Milano)
Enorme catedral católica em estilo gótico, sendo uma das maiores catedrais católicas do mundo. É o ponto turístico mais visitado e cartão postal da cidade. O que impressiona é a sua arquitetura, construída com mármore branco e rica em detalhes. A entrada é paga. Para mais informações, acesse duomomilano.it.
3 – Galeria Vittorio Emanuele II
Famosa galeria comercial construída entre 1865 e 1867. É um dos centros comerciais mais antigos da Itália e um dos principais pontos turísticos de Milão. Ela é coberta por vidros arqueados e ferro fundido, uma característica das construções arquitetônicas daquela época. Em seu interior existem cafés, restaurantes e lojas de marcas.
4 – Piazza della Scala
Atravessando a Galeria Vittorio Emanuele II está a praça Piazza della Scala. No lado noroeste da praça está o Teatro alla Scalla, e no lado oposto se encontra o Palazzo Marino, a prefeitura de Milão. Em seu centro está o monumento de Leonardo da Vinci.
5 – Quadrilatero della Moda
Distrito comercial de alta classe no centro da cidade de Milão. É um conjunto de ruas que formam mais ou menos um quadrado. Ele é caracterizado pelas boutiques e lojas de grifes que representam a moda no mundo. Uma das ruas principais é a Via Montenapoleone. De vez em quando ocorrem eventos de moda que deixam a região bem cheia.
6 – Basilica of San Carlo al Corso
Igreja neoclássica construída em 1847. A basílica foi construída para substituir a igreja medieval de Santa Maria dei Servi, presente desde o início do século XIV e demolida durante os novos desenvolvimentos urbanos ocorridos no centro histórico no século XIX. A construção foi baseada no Panteão de Roma.
7 – Corso Vittorio Emanuele II
Outra importante rua comercial de Milão. É um calçadão que possui muitas lojas de comércio, restaurantes e cafés. Durante o dia a rua fica lotada de turistas.
DIA 2 do roteiro de 2 dias em Milão
Metrô: chegada na estação San Siro Stadio
1 – Estádio Giuseppe Meazza (San Siro)
Para quem gosta de futebol vale a pena passar no estádio dos times F.C. Internazionale Milano e AC Milan. Como eu gosto de futebol europeu, dei uma passada por lá. O tour não é guiado e conta com o museu dos 2 times. Para mais informações sobre preços e horários, acesse sansiro.net.
Metrô: partida da estação San Siro Stadio -> chegada na estação Cairoli Castello
2 – Castello Sforzesco
Castelo que foi utilizado como fortaleza, residência ducal, quartel militar e hoje abriga museus e instituições culturais. Um dos marcos mais importantes de Milão, o castelo passou por destruições e transformações ao longo de sua existência. A parte dos jardins são gratuitos, os museus são pagos. Para mais informações, acesse milanocastello.it.
3 – Parque Sempione
Grande parque que fica atrás do Castello Sforzesco. O parque foi construído com a intenção de criar vistas panorâmicas do Castello e do Arco dela Pace. Muitos locais utilizam o parque para tomar sol e disputam espaço com os turistas.
4 – Arco della Pace
Arco triunfal de Milão dedicado à paz entre as nações européias alcançada em 1815 com o congresso de Viena. Foi inaugurado em 10 de setembro de 1838 e é um dos principais monumentos neoclássicos de Milão.
Opcionais que NÃO FUI
? – Santa Maria delle Grazie
É uma igreja e convento dominicano da cidade. Ela é famosa pela pintura da “Última Ceia” do pintor Leonardo da Vinci, na parede do refeitório do convento. A pintura está fora da igreja e pertence ao museu nacional. A visita é paga e é necessário fazer reserva. Para mais informações, acesse cenacolo.it.
? –Basílica de S. Lourenço
Basílica que foi originalmente construída em tempos romanos e, posteriormente, reconstruída várias vezes ao longo de vários séculos. A entrada é gratuita.
Fique à vontade para incluir mais pontos, retirar ou alterar a ordem das atrações conforme sua necessidade. O roteiro de 2 dias em Milão é simplesmente uma sugestão.
Se você também vai viajar para outros lugares, não esqueça de conferir a lista completa dos roteiros de viagem já publicados aqui no blog.
Gostou do roteiro? Salve no Pinterest!
– AIRBNB: não quer ficar em hotel? Prefere ficar em um apartamento? Utilize este link do Airbnb para conseguir até R$ 179 de desconto em sua primeira reserva.
– CARRO: precisando alugar um carro para sua viagem? Pesquise facilmente na Rentcars.com e veja as melhores ofertas para sua road trip.
– SEGURO VIAGEM: não quer dor de cabeça bem no meio da viagem? Utilize a Seguros Promo, com ela é possível comparar as cotações de diferentes empresas de seguro. Utilize o código VIAGEMSUAVE5 e ganhe 5% de desconto na sua compra.
Engenheiro de produção por formação, começou a escrever para ajudar algumas pessoas que pediam dicas de viagens. Gosta de viajar quando é possível, explorar novos lugares e ampliar sua percepção sobre o mundo. Realizou intercâmbio na Irlanda e na Austrália. De vez em quando se arrisca em tirar algumas fotos.