Munique é mundialmente conhecida pela sua famosa Oktoberfest, um festival de cerveja que ocorre todos os anos entre o final de setembro e início de outubro na Alemanha. Além disso, a cidade é berço de um dos times de futebol mais famosos do mundo: FC Bayern de Munique. Se você pretende visitar esta cidade, um roteiro de 2 dias em Munique foi preparado para te ajudar a aproveitar suas atrações.
Como de costume, o roteiro criado é uma sugestão e foi baseado nos lugares que visitei em cada dia. Em 2 dias planejados, é possível conhecer os principais pontos da cidade, beber uma boa cerveja alemã e aproveitar a cultura local!
Se você vai viajar pela Alemanha, confira também outros roteiros pelo país:
Mapa do roteiro de 2 dias em Munique
Confira abaixo a descrição de cada ponto do mapa.
DIA 1 do roteiro de 2 dias em Munique
1 – Karlsplatz
Conhecida também como Stachus, é uma praça localizada a oeste da região central. Nela se encontra o Karlstor, um portal que fazia parte da muralha que protegia a cidade na época medieval.
2 – Sendlinger Tor
Outro portal que fazia parte das fortificações da cidade, localizado na região sul. Construída em 1318 com tijolos vermelhos, é a mais antiga das torres da cidade e era usada como passagem para os comerciantes da época.
3 – Asamkirche
Igreja católica com arquitetura barroca que surpreende internamente. É uma daquelas igrejas que não chama atenção de longe, mas a cada passo que você dá, os detalhes e a beleza vão chamando sua atenção, até que você entra e fica de boca aberta.
4 – Viktualienmarkt
É o mercado a céu aberto mais famoso de Munique e que fica na região central da cidade. Dentre os produtos oferecidos estão legumes, flores, frutas, laticínios, queijos, etc.
5 – Prefeitura Velha (Altes Rathaus)
Prédio da antiga prefeitura, sendo atualmente um museu de brinquedos. Foi construída em 1480 no estilo gótico e após a 2ª Guerra Mundial foi severamente danificado, sendo reconstruída em 1974.
6 – Marienplatz
É a principal praça da cidade e cartão postal. Nela se encontra a nova prefeitura (Neues Rathaus). Sem dúvida é a praça mais movimentada de Munique, devido aos belos edifícios arquitetônicos e quantidade de turistas que vão apreciá-los. Para mais informações sobre visitas, acesse Muenchen.de.
7 – Max-Joseph-Platz
Praça onde se localiza o Teatro Nacional de Munique. O teatro possui visita guiada, para mais informações sobre horários e preços, acesse Staatsoper.
8 – Odeonsplatz
Praça palco de importantes acontecimentos da história da Alemanha. Possui o monumento Feldherrnhalle, memorial para homenagear o exército Bávaro.
9 – Jardim Hofgarten
Jardim ao lado da residência real de Munique. No jardim, também se encontra o Bayerische Staatskanzlei (Chancelaria do Estado da Baviera) com sua bela arquitetura. O local é bem bonito e vale a pena andar um pouco por esses lados sem nenhuma preocupação, somente apreciando o ambiente junto com os moradores locais.
10 – Siegestor
Arco do triunfo com uma quadriga de leões no topo. Ludwig I da Baviera encomendou o portão em homenagem ao exército da Baviera em 1940. Ele foi inspirado no Arco de Constantino em Roma, e ainda hoje é uma das obras arquitetônicas mais famosas de Munique.
11 – Parque Englischer Garten
Parque público que tem seu início no centro e se estende até o norte da cidade. Algumas atrações são encontradas lá, como a torre chinesa (Chinese Tower). O parque é grande e vale a pena dar uma olhada na área sul dele.
12 – Eisbachwelle
Local popular para a prática de surfe em Munique. Neste ponto o rio forma uma onda artificial. Olhando pela primeira vez não se assuste como eu que pensei de longe “what the f***? tem um maluco sendo levado pelo rio!”, continuei andando para ver e era uma turma surfando no córrego!
13 – Museu Nacional da Baviera (Bayerisches Nationalmuseum)
Museu de arte com sua coleção dividida em duas partes principais: Arte e História, e Folclore. Para consulta de horários e preços, acesse Bayerisches Nationalmuseum.
14 – Anjo da Paz (Friedensengel)
Estátua comemorativa aos 25 anos de paz franco-germânica após a guerra de 1870. Em sua base existe um pequeno templo com os retratos dos antigos imperadores alemães. Apesar da simplicidade, ela transmite uma beleza única, lembro-me que fiquei uns 10 minutos olhando a obra se misturar com as árvores amarelas/vermelhas brisando…(fui no outono de lá).
Subindo as escadas do monumento é possível ter uma bela vista da Prinzregentenstraße.
DIA 2 do roteiro de 2 dias em Munique
Metrô (U-Bahn): chegada na estação Gern
1 – Palácio Nymphenburg (Schloss Nymphenburg)
Palácio de arquitetura barroca, os governantes da Baviera utilizavam-na como residência de verão. O jardim do palácio é imenso e tem entrada gratuita, o palácio e algumas dependências são pagas. Para mais informações, acesse Schloss Nymphenburg.
Metrô (U-Bahn): partida da estação Gern -> chegada na estação Fröttmaning
2 –Allianz Arena
Estádio oficial do FC Bayern de Munique. Possui um museu do time e visita guiada. Para quem gosta de futebol europeu (assim como eu) é imperdível e vale muito a pena, tem até umas fotos da copa de 2014 do 7 x 1 da Alemanha sobre o Brasil no museu, poque grande parte da seleção alemã daquele ano vinha do Bayern (é claro que dei risada quando vi e comecei a ler o que tava escrito kkk). Mais informações Allianz Arena.
Metrô (U-Bahn): partida da estação Fröttmaning -> chegada na estação Marienplatz
3 – Frauenkirche
Localizada no centro, é uma catedral gótica de duas torres com cúpulas verdes. Considerada a maior igreja de Munique, virou uma popular atração turística e é possível ver suas torres praticamente de qualquer ponto da cidade. A entrada é gratuita.
Foto de: David Iliff
4 e 5 –Kaufingerstraße e Neuhauserstraße
Fechadas para pedestres somente, são famosas ruas de comércios da cidade. Abriga um grande número de lojas com diversas opções de produtos, desde de marcas mais famosas até as mais populares. É impossível ir a Munique e não andar por essas ruas.
Foto de: X
Opcionais que NÃO FUI
? – Igreja de São Pedro (St. Peter’s Church)
Considerada a mais antiga igreja de Munique. Dá para ver a cidade do alto da Igreja. Mais informações Muenchen.de
? – Hofbräuhaus am Platzl
Cervejaria famosa da cidade. Mais informações Hofbräuhaus.
? – Residência de Munique (Residenz Munchen)
Foi residência dos reis da Baviera e atualmente é um museu. Mais informações Residenz Munchen.
? – Oktoberfest
Não fui na época do festival… se você for aproveite!
Fique à vontade para incluir, retirar, alterar a ordem das atrações conforme sua necessidade. Este roteiro de 2 dias em Munique é simplesmente uma sugestão.
Se você também vai viajar para outros lugares, não esqueça de conferir a lista completa dos roteiros de viagem já publicados aqui no blog.
Gostou do roteiro? Salve no Pinterest!
– ESTADIA: o Booking.com dispensa comentários. Já conhecido por todos, possui diversas ofertas para reservas de hotéis.
– AIRBNB: não quer ficar em hotel? Prefere ficar em um apartamento? Utilize este link do Airbnb para conseguir até R$ 179 de desconto em sua primeira reserva!
– CARRO: precisando alugar um carro para sua viagem? Pesquise facilmente na Rentcars.com e veja as melhores ofertas para sua road trip.
– SEGURO VIAGEM: não quer dor de cabeça bem no meio da viagem? Utilize a Seguros Promo, com ela é possível comparar as cotações de diferentes empresas de seguro. Utilize o código VIAGEMSUAVE5 e ganhe 5% de desconto na sua compra.
Engenheiro de produção por formação, começou a escrever para ajudar algumas pessoas que pediam dicas de viagens. Gosta de viajar quando é possível, explorar novos lugares e ampliar sua percepção sobre o mundo. Realizou intercâmbio na Irlanda e na Austrália. De vez em quando se arrisca em tirar algumas fotos.