Maior cidade e capital do Chile, Santiago é o mais importante centro econômico e urbano do país. A cidade tem um ar que lembra Europa, é uma mistura de construções antigas, arquitetura europeia, ruas largas, edifícios modernos e, para complementar, ao seu lado está a gigantesca Cordilheira dos Andes. Há muitas coisas para conhecer nesta linda cidade, e para que você possa aproveitá-la da melhor forma possível, acompanhe este roteiro de 2 dias em Santiago.
Muitos turistas que vão para Santiago também aproveitam para fazer passeios no estilo bate volta em outras regiões nos arredores da cidade, como por exemplo Valle Nevado, Farellones, Viña del Mar e Valparaíso. Apesar de isso ser possível, o roteiro sugerido foi baseado somente nos lugares que visitei na capital chilena, ou seja, dentro da cidade somente.
Durante a minha estadia eu também separei um dia para conhecer as praias da costa oeste do Chile, Valparaíso e Viña del Mar.
Se você vai viajar pelo Chile, veja também outros roteiros:
– Roteiro de 3 dias em Puerto Varas
– Roteiro de 1 dia em Valparaíso e Viña del Mar
Mapa do roteiro de 2 dias em Santiago
Confira abaixo a descrição de cada ponto do mapa.
DIA 1 do roteiro de 2 dias em Santiago
Metrô: chegada na estação Universidad de Chile ou La Moneda
1 – Plaza de la Ciudadanía
Praça localizada na fachada sul do Palacio de la Moneda, sede do poder executivo do Chile. Originalmente, a Plaza de la Ciudadanía serviu como um espaço de estacionamento para o Palácio. Através dos projetos do bicentenário uma série de obras públicas foram iniciadas no local, dando origem a praça e o Centro Cultural Palacio de La Moneda, um grande espaço cultural subterrâneo. A entrada para o Centro cultural é paga. Para mais informações, acesse ccplm.cl.
2 – Plaza de la Constitucíon
Localizada na fachada norte do Palacio de la Moneda, esta praça é cercada por outros edifícios do governo, como o Ministério das Finanças, Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Justiça e Banco Central do Chile.
3 – Plaza de Armas
Considerada a praça mais importante de Santiago, é nela que está o marco quilômetro zero, onde a distância entre as cidades do país começa a ser medida. Ao seu redor convergem edifícios emblemáticos, símbolos de desenvolvimento de mais de quatro séculos, entre eles a Catedral Metropolitana de Santiago.
4 – Cerro Santa Lucia
Um dos parques públicos mais visitados pelos turistas, o Cerro Santa Lúcia é um dos ícones mais reconhecidos da capital e do país. Localizada em um monte, o parque possui espécies variadas de árvores, decorações de origem europeia, monumentos e relíquias do passado colonial chileno. O Cerro Santa Lucia destaca espaços atraentes, como o Castillo Hidalgo, e os terraços Neptuno e Caupolicán. A entrada é gratuita.
5 – Mercado Central
Principal mercado de Santiago, é um dos centros gastronômicos mais característicos da cidade. Ele ganhou ainda mais atenção em 2012, quando a National Geographic o escolheu como o quinto melhor mercado de alimentos do mundo. Com uma grande quantidade de restaurantes, é possível saborear uma típica comida chilena.
DIA 2 do roteiro de 2 dias em Santiago
Metrô: chegada na estação Tobalaba.
1 – Sky Costanera
O mirante mais alto da América Latina se encontra em Santiago. Está localizado no topo da Costanera Grand Tower, e permite observar a cidade em 360° e a 300 metros de altura. A entrada é paga. Para mais informações, acesse skycostanera.cl.
2 – Teleférico Parque Metropolitano
Estação de teleférico utilizado também para descer ou subir no Cerro. É só embarcar e apreciar a linda vista. Para mais informações sobre preço e horários, acesse telefericosantiago.cl/.
Foto de: Sfs90
3 – Cerro San Cristóbal
Parque que fica em um morro no norte de Santiago. Seu pico é o segundo ponto mais alto da cidade, depois de Cerro Renca. É possível subir via funicular, teleférico ou a pé mesmo por uma trilha. No local existe a igreja e a imagem de Santa Imaculada Conceição, com seus 22 metros. A vista da cidade lá do alto é incrível, ainda mais com a Cordilheira dos Andes no fundo.
4 – Cumbre Cerro San Cristobal (Funicular)
Estação de funicular que fica no topo do Cerro San Cristóbal. O trajeto de descida é bem inclinado e na base está a outra estação de funicular que possui um estilo neomedieval representando um pequeno castelo com duas torres. Para mais informações sobre preço e horários, acesse funicularsantiago.cl.
Foto de: Dario Alpern
Opcionais que FUI
Zoológico Nacional
O zoológico de Santiago fica na base do Cerro San Cristóbal. Não é tão surpreendente, mas é uma boa opção se estiver em família. Para informações de preços e horários, acesse parquemet.cl.
Araucano Park
Bonito e relaxante parque que fica no bairro de Las Condes, mais especificamente em frente ao enorme shopping center Parque Arauco. Possui uma ótima estrutura e uma variedade de restaurantes e cafeterias. Muitas pessoas locais utilizam como espaço de lazer.
Opcionais que NÃO FUI
? – Museu Nacional de História Natural do Chile
A missão do museu é gerar e promover conhecimento sobre o patrimônio natural e cultural do Chile. Foi o primeiro museu a ser estabelecido no país e é o mais visitado. A entrada é gratuita. Para mais informações sobre horários, acesse mnhn.cl.
? –Museu Nacional de Belas Artes
Um dos museus de arte mais antigos da América Latina. O museu possui uma coleção de mais de 3 mil peças, e expõe pinturas e esculturas nacionais e internacionais. A entrada é gratuita. Para mais informações, acesse mnba.cl.
Fique à vontade para incluir, retirar ou alterar a ordem das atrações conforme sua necessidade. O roteiro de 2 dias em Santiago é simplesmente uma sugestão.
Se você também vai viajar para outros lugares, não esqueça de conferir a lista completa dos roteiros de viagem já publicados aqui no blog.
Gostou do roteiro? Salve no Pinterest!
– AIRBNB: não quer ficar em hotel? Prefere ficar em um apartamento? Utilize este link do Airbnb para conseguir até R$ 179 de desconto em sua primeira reserva!
– CARRO: precisando alugar um carro para sua viagem? Pesquise facilmente na Rentcars.com e veja as melhores ofertas para sua road trip.
– SEGURO VIAGEM: não quer dor de cabeça bem no meio da viagem? Utilize a Seguros Promo, com ela é possível comparar as cotações de diferentes empresas de seguro. Utilize o código VIAGEMSUAVE5 e ganhe 5% de desconto na sua compra.
Engenheiro de produção por formação, começou a escrever para ajudar algumas pessoas que pediam dicas de viagens. Gosta de viajar quando é possível, explorar novos lugares e ampliar sua percepção sobre o mundo. Realizou intercâmbio na Irlanda e na Austrália. De vez em quando se arrisca em tirar algumas fotos.