Veneza é uma das principais cidades turísticas da Itália e está no topo da lista de muitos viajantes que pretendem conhecer o país. Considerada um dos lugares mais encantadores do mundo, ela é atrativa justamente por ser autêntica e única, suas ruelas e canais fazem da cidade um gigante labirinto para ser explorado. Se você está pensando em se perder por esta cidade, não deixe de conferir este roteiro de 2 dias em Veneza.
A melhor forma de conhecer Veneza é andando pelas ruas e descobrindo cada canto da região, quando você menos esperar, vai encontrar alguma coisa que te surpreende, como um monumento ou uma bela construção. Aconselho ter em mãos um GPS, ajuda a pelo menos ver se você está indo pelo caminho certo ou dando voltas no mesmo lugar.
Se você vai viajar pela Itália, veja também outros roteiros:
– Roteiro de 2 dias em Milão
– Roteiro de 3 dias em Roma
– Roteiro de 1 dia em Verona
Mapa do roteiro de 2 dias em Veneza
Confira abaixo a descrição de cada ponto do mapa.
DIA 1 do roteiro de 2 dias em Veneza
Quando fui para Veneza resolvi me hospedar fora da ilha principal, no bairro de Veneza Mestre, é mais barato e possui fácil acesso para ir e voltar da ilha. Para mim, o jeito mais fácil foi utilizar ônibus mesmo, mas existem outras opções como trem e tram (metrô de superfície). É muito tranquilo e bem rápido.
Ônibus (2/7/7E): último ponto em Veneza – Piazzale Roma
1 – Giardini Papadopoli
Pequeno parque perto da Piazzale Roma. Considerada um oásis de calma e tranquilidade na movimentada área de chegada em Veneza
2 – San Simeone Piccolo
Igreja que está localizada em frente ao Grande Canal e a estação ferroviária de Santa Lucia. É caracterizada pela desproporção da cúpula com o resto do edifício e foi inspirada no panteão romano, assim como alguns elementos bizantinos.
3 – Chiesa di Santa Maria di Nazareth
Outra linda igreja que não passa despercebida e que fica ao lado da estação ferroviária de Santa Lucia. Possui diversas estátuas na fachada e acabamento em mármore.
4 – Campo San Geremia
Pequena praça que leva o nome da Igreja de San Geremia, localizada no mesmo local.
5 – Campo dela Maddalena
Praça que possui a igreja neoclássica circular de Santa Maria Madalena, baseado no modelo romano do Panteão.
6 – Chiesa dei Santi Apostoli
Andando pela rua Strada Nova você chegará na igreja de Santi Apostoli. Igreja católica romana do século VII, é considerada uma das igrejas mais antigas da cidade e sofreu inúmeras mudanças desde a sua fundação.
7 – Campo San Giovanni e Paolo
Campo aberto localizado no distrito de Castello. No centro do campo, encontra-se o monumento dedicado a Bartolomeo Colleoni, líder italiano do século XV. Na esquina está a imponente Igreja de San Giovanni e Paolo.
8 – Ponte de Rialto
Famosa ponte em formato de arco mais antiga de Veneza. Por muito tempo ela foi a única forma de travessia entre os dois lados do Grande Canal até que outras pontes fossem construídas. Da ponte é possível ter uma linda vista do Grande Canal.
9 – Campo San Polo
Uma das maiores praças abertas de Veneza e leva o nome da Igreja de San Paolo, que fica no mesmo local.
DIA 2 do roteiro de 2 dias em Veneza
1 – Campo San Barnaba
Praça que leva o nome da Igreja de San Barnaba. Ela já apareceu em alguns filmes, incluindo Indiana Jones e a Última Cruzada, onde serviu como o exterior da biblioteca.
2 – Chiesa di Santa Maria del Rosario
Conhecida também como Gesuati, é uma igreja dominicana do século XVIII, em frente ao canal Giudecca. O edifício de estilo clássico tem um interior bem iluminado e preserva seu layout original.
3 – Basílica de Santa Maria della Salute
Outra gigantesca igreja que não passa despercebida. Um dos edifícios mais conhecidos de Veneza, chama atenção pela sua enorme cúpula, que pode ser vista de muitos lugares da cidade.
4 – Campo Santo Stefano
Elegante praça alongada. Sua Igreja, cafés e restaurantes fazem do local um ponto de encontro movimentado.
5 – Piazza San Marco
Bem no centro de Veneza está a principal praça da cidade, a praça de São Marcos. O amplo espaço é dominado por turistas e é nele que se encontra as principais construções da cidade, a Basílica de São Marcos, o Palácio Ducal de Veneza e o Campanário da Basílica.
6 – Basílica de São Marcos
A mais famosa igreja de Veneza, a basílica é a sede da arquidiocese católica romana da cidade desde 1807. A entrada da basílica é gratuita, mas existem alguns museus no seu interior que são pagos. Para mais informações, acesse basilicasanmarco.it.
7 – Torre do Relógio de S. Marcos
Edifício renascentista composto por uma torre, que contém um relógio astronômico, e edifícios mais baixos de cada lado. A visita tem que ser agendada e é paga. Para mais informações, acesse torreorologio.visitmuve.it.
8 – Campo de L’arsenal
Praça onde está o Arsenal Veneziano, um complexo de antigos estaleiros. De propriedade do Estado, o Arsenal foi responsável pela maior parte do poder naval da república veneziana.
9 – Campo San Pietro
Neste espaço existe a Basílica de San Pietro di Castello e seu campanário, que chama atenção por ser inclinada (a Torre de Pisa não é a única).
10 – Monumento de Giuseppe Garibaldi
Monumento dedicado a Giuseppe Garibaldi, comandante militar e herói popular que liderou um movimento para unificar a Itália. Está localizado em um parque que oferece paz e tranquilidade. A área não possui tantos turistas e pessoas locais a utilizam para lazer.
11 – Parque Viale Trento
Parque com uma boa área verde perto da Bienal de Veneza. Bom espaço para relaxar e também andar apreciando a vista para o mar.
Na volta você pode pegar um vaporetto para facilitar o retorno.
Opcionais que FUI
Parco delle Rimembranze
Parque localizado na ilha de Sant’Elena. O parque é assim chamado em memória aos soldados que morreram na Segunda Guerra Mundial. A tradição local sustenta que cada uma das árvores deste parque foi plantada em memória a uma vítima. O parque continua sendo um dos espaços verdes mais atraentes (e poucos) de Veneza.
Opcionais que NÃO FUI
? – Campanário de São Marcos
Campanário que fica ao lado da Basílica de San Marco. Um dos símbolos da cidade, é o edifício mais alto da ilha. A torre possui quase 100 metros de altura e proporciona ótimas vistas da cidade de Veneza. Para subir é necessário pagar. Para mais informações, acesse basilicasanmarco.it.
? – Palácio Ducal
Localizada na Piazza San Marco,o palácio em estilo gótico foi construído entre 1309 e 1424. Antigamente era usado como castelo fortificado, fortaleza e até como prisão por se encontrar em uma região estratégica com acesso ao mar. Hoje em dia ele é um museu com grandes exposições sobre a história da cidade. A entrada é paga. Para mais informações, acesse palazzoducale.visitmuve.it.
? –Ponte Dos Suspiros
Ponte que possui a lenda de que, antigamente, os prisioneiros suspiravam na ocasião de ver pela última vez o mundo externo.
? – Murano
Pequeno arquipélago de sete ilhas menores que fica a 1km ao norte da ilha principal de Veneza. Murano é conhecida pela produção de obras em cristal e vidro, sendo que uma das atrações é a visita em fábricas para conhecer o processo produtivo.
? – Burano
Ilha que está localizada no arquipélago de Lagoa de Veneza, ao norte da ilha principal. Um pouco mais longe que Murano, seu trajeto com o vaporetto demora cerca de 40 minutos. Ela é famosa pelas casas coloridas e produção de rendas.
? – Giardini della Biennale
Local tradicional de exposições de arte da Bienal. A área abriga 30 pavilhões de países estrangeiros, alguns deles projetados por arquitetos famosos, e exibe obras de arte durante a Bienal de Veneza. Para mais informações, acesse labiennale.org.
? – Passeio de Gôndola
Apesar de muitas pessoas falarem que Veneza não é Veneza sem fazer um passeio de Gôndola, eu não coloquei como prioridade em minha visita, preferi ficar andando pelas ruas, me perder e comer muita comida local (rs). Devido a grande quantidade de turistas e a fama que possui, o passeio é uma das atrações mais caras da cidade. O preço é fechado por barco, podendo dividir entre as pessoas, e pode variar de 80 euros a 100 euros por 30 minutos de passeio.
Fique à vontade para incluir algum ponto, retirar ou alterar a ordem das atrações conforme sua necessidade. O roteiro de 2 dias em Veneza é simplesmente uma sugestão.
Se você também vai viajar para outros lugares, não esqueça de conferir a lista completa dos roteiros de viagem já publicados aqui no blog.
Gostou do roteiro? Salve no Pinterest!
– AIRBNB: não quer ficar em hotel? Prefere ficar em um apartamento? Utilize este link do Airbnb para conseguir até R$ 179 de desconto em sua primeira reserva.
– CARRO: precisando alugar um carro para sua viagem? Pesquise facilmente na Rentcars.com e veja as melhores ofertas para sua road trip.
– SEGURO VIAGEM: não quer dor de cabeça bem no meio da viagem? Utilize a Seguros Promo, com ela é possível comparar as cotações de diferentes empresas de seguro. Utilize o código VIAGEMSUAVE5 e ganhe 5% de desconto na sua compra.
Engenheiro de produção por formação, começou a escrever para ajudar algumas pessoas que pediam dicas de viagens. Gosta de viajar quando é possível, explorar novos lugares e ampliar sua percepção sobre o mundo. Realizou intercâmbio na Irlanda e na Austrália. De vez em quando se arrisca em tirar algumas fotos.
Amigo, por favor, não consegui achar, o valor do 7E, você lembra?