Muita gente confunde Zurique com a capital da Suíça, que na verdade é Berna. Embora ela não seja a capital, é a maior cidade e centro financeiro do país, com aproximadamente 400 mil habitantes. Muitas empresas estrangeiras possuem sedes na cidade incluindo a FIFA, entidade que dirige as associações de futebol no mundo. Para você conhecer com calma o que a cidade tem a oferecer, um roteiro de 2 dias em Zurique foi elaborado considerando as principais atrações.
O roteiro criado é uma sugestão e foi baseado nos lugares que visitei em cada dia. Apesar de ser a maior cidade da Suíça, para muitas pessoas ela é bem pequena. Quase tudo está localizado perto do centro e é bem tranquilo conhecer os pontos turísticos a pé.
Se você vai viajar pela Suíça, veja também outros roteiros:
– Roteiro de 2 dias em LUCERNA
Mapa do roteiro de 2 dias em Zurique
Confira abaixo a descrição de cada ponto do mapa.
DIA 1 do roteiro de 2 dias em Zurique
1 – Bahnhofstrasse
É a principal rua do centro de Zurique. Possui diversas lojas de marcas e é considerada uma das avenidas comerciais mais caras do mundo. A rua começa na estação central de trem e termina no lago Zurique.
2 – Lindenhof
Praça que fica em ponto elevado da cidade. Antigamente era local histórico de um castelo romano, e atualmente é uma praça que oferece uma linda vista do centro histórico.
3 – Kirche St. Peter
Igreja próxima ao Lindenhof, é considerada a única igreja barroca da cidade. O relógio da torre é o maior da Europa e o mostrador tem um diâmetro de 8,7 metros. Internamente é bem bonita com acabamento em madeira. A entrada é gratuita.
4 – Fraumünster
Igreja fundada em 853, foi erguida sobre os restos de uma antiga abadia para mulheres da cidade aristocrática. Em seu estilo gótico, apresenta uma atraente torre de relógio com topo esverdeado. A entrada é paga. Para mais informações, acesse fraumuenster.ch.
5 – Grossmünster
Um dos símbolos mais famosos da cidade, a Grossmünster é uma igreja protestante em estilo românico sendo uma das 4 maiores igrejas de Zurique. Localizada nas margens do rio Limat, sua construção iniciou-se em 1100 e foi inaugurada ao redor de 1220. A entrada é gratuita, mas a subida na torre é paga. Para mais informações, acesse grossmuenster.ch (está em alemão, mas é possível traduzir pela opção do navegador).
6 – Rechberggarten
Parque que fica próximo da universidade de Zurique. Chama atenção pelos belos jardins barrocos.
7 – ETH Bibliothek
Principal biblioteca da Universidade de Zurique. Serve como fonte de informação técnica e científica para os alunos. Externamente chama atenção pela sua arquitetura. Em sua frente existe um amplo espaço aberto onde é possível ter uma ótima vista de Zurique.
DIA 2 do roteiro de 2 dias em Zurique
1 – Bürkliplatz
Praça que fica na beira do Lago Zurique. Atualmente é o ponto de partida para diversos passeios turísticos no Lago Zurique. O lugar também é palco de uma grande variedade de eventos.
2 – Schifflände
Pequena praça que fica na margem do Rio Limmat. Ótimo lugar para sentar e relaxar.
3 – Sechseläutenplatz
Maior praça da cidade, seu nome deriva de Sechseläuten, feriado tradicional de primavera, que é comemorado na praça em abril. Na parte sul da praça está o Zurich Opera House, espaço para concertos, óperas e balés. É possível fazer visita guiada no teatro (paga). Para mais informações, acesse opernhaus.ch.
4 – Zürichhorn
Parque que fica na costa oriental do Lago Zurique. A área faz parte dos parques e cais no bairro de Seefeld. Os jardins são uma área de lazer mais populares da cidade.
5 – Blumenuhr
Relógio de flores que fica próximo ao terminal de balsas de Bürkliplatz.
6 – Arboretum
Parque público que fica no canto noroeste do Lago Zurique. Originalmente foi criado para ser um jardim botânico, mas a maioria das pessoas prefere usá-lo como um parque, para se bronzear ou para passeios descontraídos.
7 – Belvoirpark
Parque que possui um dos jardins paisagísticos mais antigos da região e é um verdadeiro tesouro entre os parques de Zurique. É um espaço de recreação especial com grandes espaços, fontes, árvores antigas e áreas calmas e pacíficas.
Opcionais que NÃO FUI
? – Museu das Belas Artes (Kunsthaus)
Museu de artes que abriga uma das mais importantes coleções de arte da Suíça. A coleção abrange desde a Idade Média até a arte contemporânea. A entrada é paga. Para mais informações, acesse kunsthaus.ch.
? – Botanical Garden
Jardim botânico universitário. A maioria das plantas cultivadas são espécies silvestres. O Jardim Botânico foi criado em 1976 e é mantido como um parque público no centro da cidade.
? – Chinese Garden
Jardim chinês que está localizado na beira do lago no Zurique. No centro há uma lagoa com uma pequena ilha, pavilhões e até um pequeno palácio nas margens. A entrada é paga. Acesse zuerich.com para mais informações.
? – Museu do Futebol Mundial da FIFA
Para os amantes de futebol, o museu do futebol é um museu que pertence e é operado pela FIFA. Foi inaugurado em fevereiro de 2016. As exibições incluem recordações de todas as edições da Copa do Mundo da FIFA. A entrada é paga. Para mais informações, acesse fifamuseum.com.
? – Üetliberg
Montanha que fica a sudoeste de Zurique. A montanha oferece uma vista panorâmica de toda a cidade e do Lago de Zurique.
Neste roteiro de 2 dias em Zurique fique à vontade para incluir mais coisas, retirar ou alterar a ordem das atrações conforme sua necessidade. Como dito antes, é simplesmente uma sugestão.
Se você também vai viajar para outros lugares, não esqueça de conferir a lista completa dos roteiros de viagem já publicados aqui no blog.
Gostou do roteiro? Salve no Pinterest!
– AIRBNB: não quer ficar em hotel? Prefere ficar em um apartamento? Utilize este link do Airbnb para conseguir até R$ 179 de desconto em sua primeira reserva.
– CARRO: precisando alugar um carro para sua viagem? Pesquise facilmente na Rentcars.com e veja as melhores ofertas para sua road trip.
– SEGURO VIAGEM: não quer dor de cabeça bem no meio da viagem? Utilize a Seguros Promo, com ela é possível comparar as cotações de diferentes empresas de seguro. Utilize o código VIAGEMSUAVE5 e ganhe 5% de desconto na sua compra.
Engenheiro de produção por formação, começou a escrever para ajudar algumas pessoas que pediam dicas de viagens. Gosta de viajar quando é possível, explorar novos lugares e ampliar sua percepção sobre o mundo. Realizou intercâmbio na Irlanda e na Austrália. De vez em quando se arrisca em tirar algumas fotos.
Gostei do mapinha com os trajetos, Fábio. Ótimo, vou passar 2 dias em Zurique em junho. Abraços, obrigado pelas dicas!!!
Opa! Que bom que gostou, foi o caminho que eu fiz quando estava por lá!
Aproveite e curta bastante!
Abraços!