Beijing (ou Pequim), capital da China, é a mais tradicional das cidades e também uma das mais cosmopólitas. Tanto quanto Tokyo e Seul, ela é uma cidade moderna que faz o possível para manter suas raízes ancestrais. Viajar para Beijing e não conhecer seus hutong’s, A Grande Muralha, o Summer Palace e a Cidade Proibida (que faz 600 anos em 2020) é como se você fosse ao Rio e não ir às praias, ao Corcovado e não tomar uma cerveja nas muretas da orla da capital carioca.
A cidade possui uma boa malha metroviária, um trânsito caótico na hora do rush e muita comida gostosa (para todos os gostos), além de hotéis e hostels com ótimos preços.
Mapa do roteiro de Beijing em 3 dias
Dia 1 do roteiro de 3 dias em Beijing
O primeiro dia é um dia para conhecer um dos principais cartões postais de Beijing, a cidade proibida e, aproveitando o trajeto, a ideia é conhecer a parte antiga de Beijing, a Praça da Paz Celestial (aquela da revolução e do homem desafiando um tanque), um dos principais lagos da cidade e seus arredores e uma street food bem famosa pelas comidas bizarras.
1. Tiannamen Square
É a Praça da Paz Celestial, onde ocorreu o protesto onde uma pessoa ficou à frente dos tanques de guerra. Indo visitar a Cidade Proibida você já conhecerá a praça e verá a grandiosidade das construções em volta dela.
2. Cidade Proibida
A Cidade Proibida é o maior palácio do planeta, e hoje tem 980 edifícios sobreviventes. Terminou de ser construída em 1420 e serviu de morada dos imperadores de várias dinastias por quase 5 séculos.
Impossível conhecer toda a cidade somente em 1 dia, por isso vá com roupas confortáveis e se prepare pra andar bastante. A cidade é um labirinto e você pode se perder se não prestar atenção.
Eu diria que os pontos imperdíveis são:
- O Portão do Céu, o portão principal
- Palácio da Suprema Harmonia, onde os imperadores eram coroados,
- Palácio da Pureza Celeste, onde moravam os imperadores
- Palácio da Tranquilidade Terrestre, onde moravam as esposas do imperador
- Jardim Imperial, onde estão várias árvores centenárias
- Templo do Céu, as pessoas pensavam que o céu era um lugar redondo, por isso a área e o formato é circular
- Templo da Terra, em contraste com o céu, eles pensavam que a terra era quadrada, por isso o formato
Mais ao fundo há vários outros palácios que valem a visita e todos eles possuem histórias muito interessantes. Não deixe de pegar o áudio guia para entender boa parte das curiosidades e história do local.
3. Jingshan Park
Fica bem próximo à Cidade Proibida, é um parque onde vi muitos senhores escrevendo no chão com pincel de água e também é um ótimo lugar para ter uma vista panorâmica da Cidade Proibida. A visita é rápida, mas ver todo o labirinto da Cidade Proibida por cima é muito legal.
4. Shichahai Lake
Um lago rodeado por arquitetura tradicional, café, bares e restaurantes. Você pode pegar uma volta de jinrikisha (não falam inglês) ou simplesmente andar em volta do lago e talvez visitar algumas torres. Não tirei fotos, mas é um ótimo lugar para se visitar.
5. Wangfujing Night Market
Essa é a feirinha que atrai muitos turistas, principalmente os estrangeiros. É onde eles vendem tudo o que se vê nas fotos aí em cima, mas também vendem pernas gigantes de caranguejo, carne de porco no espeto, sopas muitos boas etc. Se não quiser comer nada por aqui, existem outros restaurantes pela região e por aqui também tem bastante comida “normal”.
6. Hutong – Nanluogu Xiang
Hutong são aquelas ruelinhas ou pequenas vilas no mais tradicional estilo chinês. Existem os hutong que são mais turístico, onde tudo é mais arrumado e glamouroso e aqueles que mais se parecem com a parte periférica das grandes cidades do Brasil. A Nanluogu Xiang é um dos hutong mais turísticos (e mais cheios também). Tem comidinhas, bebidas leves e street art. Vale a pena conhecer.
Dia 2 do roteiro de 3 dias em Beijing
No dia 2 a atração principal é o Palácio de Verão do Imperador, mas no caminho passaremos por um templo em homenagem a Confúcio e torres centenárias.
1. Confucius Temple
Um dos mais famosos filósofos da história da humanidade, o templo em homenagem à ele mostra a sua trajetória e como sua influência se espalhou pelo mundo todo.
2. Bell Tower
Na mesa rua da torre dos tambores, o sino que fica na torre é o maior sino da China e a história de como e porque foi feita é bem interessante (fica de curiosidade para os que forem visitá-lo).
3. Drum Tower
A torre dos tambores fica bem no centro de Beijing e era tocado para dizer as horas para as pessoas. A cada 20 min. há uma apresentação de como os tambores eram tocados e um exemplar de tambor bem antigo exposto.
4. Palácio de Verão do Imperador
Para fugir das altas temperaturas da Cidade Proibida, o Imperador se ia para o Palácio de Verão, que fica em uma pequena ilha cercada pelo Lago Kunming. Pra chegar à ilha basta atravessar uma longa e bonita ponte até os salões do Palácio de Verão.
- Conheça a Torre da Fragrância de Buda que é uma torre de 3 andares e a primeira que você encontra durante a subida
- Jardim da Virtude e da Harmonia: outra construção de 3 andares que servia como teatro e era onde a companhia de ópera da corte fazia suas representações para entreter a imperatriz
- Rua Suzhou: é uma rua que foi recriada por ordens do imperador, simula uma rua comercial e você pode encontrar lembrancinhas turísticas
- Jardim do gosto harmonioso: As belas construções chinesas se refletem na água enquanto uma natureza selvagem envolve tudo neste lugar
Para mim, sem sombra de dúvida, o lugar mais agradável de Beijing, é o Palácio de Verão do Imperador.
Dia 3 do roteiro de 3 dias em Beijing
A Grande Muralha – Seção Mutianyu
A Grande Muralha dispensa apresentações e a seção de Mutianyu é a melhor seção para ser visitada pelos turistas. É a mais conservada na área de Beijing e para subir a montanha você precisa pegar um teleférico.
Para chegar lá há vários meios e é melhor descrito aqui.
Lá em cima você encontra gente de todas as nacionalidades. Encontrei muitos brasileiros e argentinos na muralha.
Como a seção da muralha é bem conservada, não tem muito perigo andar por lá. As subidas podem ser muito íngrimes e, se você for para o lado leste, vai encontrar uma parte que não é aconselhável ir porque o estado da muralha é mais precário. Muitos se arriscam (eu fui) e realmente tem uma parte que fica perigoso, mas vale a pena ir conhecer como é o verdadeiro estado da muralha sem manutenção.
A seção de Mutianyu é a mais divertida também na descida. Você desce em um carrinho por um enorme escorregador. Pra ver como é, clique aqui
Outras atrações
Existem várias outras atrações em Beijing e é difícil visitar todas em um roteiro curto, mas outros pontos que visitei estão listados abaixo.
Templo do Céu
As edificações do Templo do Céu se conservam em ótimas condições e são, além disso, no parque você poderá ver idosos participando de animados bailes e jogos de mesa.
Pato de Beijing
Não faz parte do dia-a-dia dos chineses por ser um prato que precisa de um preparado grande. Quem quiser conhecer um pouco mais, clique no link.
Ruínas do antigo Palácio de Verão
Não visitei, mas fica bem próximo do Palácio de verão atual. O antigo palácio em ruínas é resultado de constantes invasões, principalmente européias, para saquear os tesouros que haviam no palácio.
Beijing 798 Art Zone
Local cheio de arte moderna, grafite, artes conceito de móveis etc. Há várias galerias de arte e cafés para descansar depois de uma longa visita. O local é bem amplo.
Beihai Park
Um parque que eu gostaria de ter visitado, há uma ilha ligada por uma ponte. No meio da ilha há um templo com um design bem diferente do tradicional. Para mais fotos, google aqui.
Graduado em ciência da computação, trabalha em uma startup de tecnologia, gosta de atletismo e, claro, viajar e conhecer lugares novos e comidas exóticas.