A cidade de Budapeste é cheia de história. Foi dominada pelos romanos, otomanos, turcos, construiu pontes para ligar o lado Buda para o lado Peste, perdeu duas guerras mundiais, passou por uma guerra civil recente (é possível ver marcas de tiro em alguns lugares). Toda essa história faz de Budapeste ser uma cidade muito rica culturalmente e com muitas atrações turísticas. Este é um roteiro de 3 dias em Budapeste que vai te ajudar a conhecer bem a cidade.
A capital da Hungria é uma das cidades do leste europeu mais baratas para se visitar, com ótimos restaurantes e pessoas que, apesar da cara de poucos amigos, são muito solícitos (nos ajudaram bastante em coisas bobas como usar o ônibus) e falam inglês muito bem, logo, dá pra ficar despreocupado em relação a isso.
Como sempre, este é um roteiro com sugestões dos lugares mais famosos relacionados à minha visita em Budapeste. Em 3 dias você consegue ver os pontos mais famosos, mas se quiser aproveitar mais as casas de banho, então recomendo adicionar pelo menos mais um dia.
Então vamos ao roteiro de 3 dias em Budapeste!
1/3 roteiro de 3 dias em Budapeste (azul)
O objetivo do dia foi visitar as famosas termas Géllert e ver a cidade do ponto mais alto no final dia, no monte Géllert. Todo o roteiro pode ser feito à pé.
1 – Praça Vörösmarty
Praça bem concorrida que fica no finalzinho da Váci Utca, foi o ponto inicial do primeiro dia. Vörösmarty foi um famoso poeta húngaro e, na praça, há uma grande estátua em sua homenagem
2 e 4 – Váci ütca
Rua mais famosa e formosa de Budapeste, é uma rua com muitas cafeterias e lojas. À noite atrai muita gente por causa da sua iluminação.
3 – Danube Promenade
Umas das homenagens às vítimas do holocausto, é um dos pontos onde sapatos de metal ficam à beira do Rio Danúbio, que representam a morte por afogamento dos judeus. Os sapatos significam o ritual à qual eram obrigados a tirarem os sapatos antes de serem jogados ao rio.
5 – Elisabeth Bridge
Seguindo a Váci utca você encontra a Elisabeth Bridge, ponte em homenagem à princesa austríaca muito popular entre os húngaros.
6 – Mercado Central
É o objetivo final da andança pela Váci ütca, é onde você pode encontrar comida local e apreciar sua arquitetura. Recomendo muito visitar o mercado e, se ficar com fome, no andar de cima há muitas barracas com comidas baratas onde você provavelmente dividirá a mesa com 50% de chance de serem locais, porque a outra metade é de turistas. Muitos turistas!
7 – Liberty Bridge
Outra ponte que liga Buda à Peste, de um lado fica o Mercado Central e do outro o Hotel Gellért, que possui uma das termas mais famosas, as Termas Géllert
8 – Cave Church
Não cheguei a visitar porque estava fechado, mas é uma igreja que fica e uma caverna. Foi construída em 1926 e tem um estilo neo gótico.
9 – Gellért Baths
Fica dentro do Hotel Gellért, são 10 ambientes diferentes com águas à temperaturas que variam de 24º à 38º. Possuem sala de massagem, banho ao céu aberto e um ambiente incrivelmente bonito!
10 – Citadella
Para chegar à Citadella subimos o Monte Gellért. Foi bem tranquilo subir e fácil de chegar. A Citadella é uma fortaleza em formato de U que foi usada pelo austríacos e soviéticos. Marcas de tiros ainda existem nas paredes da fortaleza.
11 – Estátua da Liberdade
Representa a liberdade do povo húngaro, é uma estátua feminina com uma folha de palmeira na mão. O entorno é ótimo para se ter uma vista panorâmica da cidade. À noite as luzes da cidade são ótimas para os gostam de paisagem noturna ou tirar boas fotos.
2/3 roteiro de 3 dias em Budapeste (verde)
Este é o 2º dia do roteiro de 3 dias em Budapeste e hoje a ideia é passar um bom tempo na região do Parque Városliget, próximo à Heroes Square e onde fica o Castelo de Vajdahunyad, além de conhecer também o Castelo de Buda.
1 -Metrô Hosok Tere
É o ponto de chegada para entrarmos na Heroes Square e no Parque Városliget.
2 – Heroes Square
A praça é adornada por várias estátuas dos heróis de Budapeste. O conjunto de estátuas se chama Memorial do Milênio e foi construído entre 1896 e 1929, para comemorar o milésimo ano de fundação da Hungria. Aqui, estão representadas as figuras dos líderes das sete tribos que, originalmente, organizaram a nação, ainda no século IX.
3 – Parque Városliget
O local preferido dos budapestenses, foi um dos primeiros parques do mundo e antigamente era utilizado como local de caça pela nobreza. Aqui ficam o Castelo de Vajdahunyad e o Balneário Széchenyi (que vira uma balada nas noites de sábado).
4 – Castelo de Vajdahunyad
Foi construído em comemoração aos 1000 anos de Budapeste em 1896 e inicialmente era de madeira, depois do festival dos 1000 anos foi reconstruído em pedra e é uma das construções mais bonitas da cidade. Torça para ser um dia ensolarado e tire ótimas fotos!
5 -Paprika Vendéglő
Depois de passear bastante no parque, recomendo muitíssimo o Paprika Vendéglő, restaurante com comida típica húngara com ambiente bem bonito e decorado, imitando os restaurantes antigos. Recomendo fortemente o Grilled goats cheese, served with rice and pepper sauce como entrada e o Grilled chicken breast topped with goose liver como prato principal.
6 – BookCafé – Lotz Hall
Descemos na estação Oktogon e fomos ao BookCafé – Lotz Hall (que fica dentro da livraria Alexandria). No piso superior há um café muito bonito com um pianista e o pé direito super alto com quadros e lustres bonitos é de ficar de boca aberta.
7 – Ópera Estatal Húngara
A Áustria e a Hungria são conhecidas pelos espetáculos de ópera e a Hungarian State Opera é uma das maiores casas que recebe mais de 130 espetáculos por ano.
8 – Basílica de Santo Estêvão
A Basílica de Santo Estêvão guarda a mão direita do rei que unificou a Hungria junto com os heróis que estão retratados na Heroes Square (e a mão ainda não se decompôs). Suba a torre para ter uma ótima vista panorâmica da cidade.
9 – Chain Bridge
Eu fiquei hospedado perto da Chain Bridge e acordei várias vezes de madrugada para tirar fotos do nascer do Sol. É a ponte mais icônica da cidade e, durante sua construção, era tida como uma das maravilhas do mundo.
10 – Castelo de Buda
O Castelo de Buda é hoje um grande museu de arte, quando fui estava com exposição das pinturas de Picasso. O pátio do castelo e a visão da cidade é muito bonita. Vale a pena ficar um tempinho explorando os arredores. Não cheguei a entrar porque no dia em que fui estava fechado. Para chegar ao castelo subi de bondinho, mas desci à pé.
Extra – Fisher’s Bastion
Eu acabei não indo porque já estava escurecendo e eu queria visitar o local durante o dia. Como tínhamos um roteiro de 3 dias em Budapeste, resolvemos deixar para depois.
3/3 roteiro de 3 dias em Budapeste (laranja)
Este é o último dia do roteiro de 3 dias em Budapeste. Conhecemos o Parlamento, a Ilha Margaret e o Bastião dos Pescadores, além do Café New York, considerado o café mais bonito do mundo.
1 -Shoes on the Danube Bank
Iniciamos o dia caminhando pelas margens do Danúbio e encontramos outra homenagem aos judeus que morreram no holocausto.
2 – Budapest Parliament
Para entrar no parlamento somente com visita guiada e é necessário realizar o agendamento (faço o pelo site). Escolhi idioma em inglês e logo no primeiro horário para aproveitar mais o dia.
O Parlamento de Budapeste é realmente grandioso, são 691 salas e é o terceiro maior parlamento do mundo. Os principais pontos de visita são a Escada Principal, Sala da Cúpula e a Antiga Câmara Alta (esta é a sala em que todos pensamos quando imaginamos um parlamento).
3 – Olympics Playground
Pelo caminho, em direção à Ilha Margaret, vimos o símbolo das olimpíadas com as cores húngaras.
4 – Margaret Island
A ilha é cheia de atrações e não visitei tudo. Recomendo pegar um ônibus para ir até o fim da ilha e começar a visita de lá. São jardins japoneses, ruínas da ilha, outra piscina termal, a Palatinus, subir na Water Tower e prestar atenção enquanto anda no caminho arborizado da ilha (você pode encontrar esquilos facilmente).
5 – Fisher’s Bastion
É uma homenagem às sete tribos magyares que fundaram a Hungria no ano de 896. As tribos são representadas pelas sete torres que formam o monumento, situado no alto da colina do Castelo de Buda, junto à Igreja de Mathias.
6 – Mathias Church
Se chama assim porque o rei Mathias casou-se no local duas vezes. Em seu interior há diversas esculturas, dois órgãos e uma réplica da coroa sobre a cabeça da Virgem Maria.
7 – Menza Restaurant
Para mim foi o melhor restaurante que visitei em toda a viagem (viagem por 20 dias pela Europa Oriental e esse é o meu veredicto) e recomendo que vocês conheçam esse restaurante que fica próximo à outro ponto do roteiro.
Pedi o patê de fígado de pato como entrada (o melhor patê que já comi na vida) e, como prato principal, recomendo o magret de pato.
8 – New York Café – Budapeste
O café mais bonito do mundo não tem esse título à toa. Até fiquei com vergonha de entrar de tênis, mochila e bermuda, enquanto que muitos entravam de terno e gravata e, as mulher, de vestidos longos e elegantes.
A fachada é decorada por diversos sátiros (mitologia grega) ou faunos (mitologia romana), ao entrar você sente o esplendor e o luxo da Belle Époque, por todos os lados. Tudo ao redor – candelabros, colunas de mármore, ornamentos dourados pelas paredes – é precioso. Incrível, bonito demais, e claro, caro pra chuchu!!! Fomos somente para uma sobremesa (ainda bem).
Isso conclui o roteiro de 3 dias em Budapeste. Espero que tenham gostado e utilizem como referência.
Graduado em ciência da computação, trabalha em uma startup de tecnologia, gosta de atletismo e, claro, viajar e conhecer lugares novos e comidas exóticas.