Hobart é a capital do estado da Tasmânia e a maior cidade da ilha. Localizada na foz do Rio Derwent, ela combina um charme colonial histórico com um estilo de vida moderno. Com seu rico cenário cultural, lindas montanhas e diversas atrações, a cidade oferece algo para todos os gostos. Neste roteiro de 3 dias em Hobart, veja as dicas do que fazer na cidade e aproveitar ao máximo a sua viagem.
Quem vai para Hobart normalmente aproveita para ver outras atrações próximas à cidade (que são muitas). Eu também aproveitei e utilizei Hobart como base para explorar outras regiões. O deslocamento para os locais mais distantes foi realizado com carro.Como eu estava em uma Road Trip pela Tasmânia, eu já estava com carro alugado. Mas se você está chegando em Hobart pelo aeroporto, considere alugar um lá para facilitar no translado.
Se você vai viajar pela Tasmânia, confira também outros roteiros já publicados:
– Roteiro de 2 dias em Launceston
Mapa do roteiro de 3 dias em Hobart
Confira abaixo a descrição de cada ponto do mapa.
DIA 1 do roteiro de 3 dias em Hobart – Richmond e Hobart
1 – Richmond
É uma vila a 25 Km de Hobart. Ela é famosa pela sua elegante arquitetura georgiana, com belos edifícios históricos datados de 1820, que agora abrigam galerias, casas de chá, boutiques de artesanato e museus.
2 – Royal Tasmanian Botanical Gardens
Jardim Botânico Real da Tasmânia exibe mais de 6 mil espécies de plantas de diferentes partes do mundo. Entre suas atrações estão o jardim japonês e a casa de planta subantárticas. A entrada é gratuita. Para mais informações, acesse gardens.rtbg.tas.gov.au.
3 – St Davids Park
Um parque murado em estilo inglês e data do início da colonização européia em 1804. Este foi o local do primeiro cemitério na Tasmânia, naquela época o cemitério era “um local de verdadeira reclusão e beleza rara”.
4 – Salamanca Square
É a Praça Salamanca é o centro cultural e histórico de Hobart, oferece restaurantes, cafés, entretenimento e compras. Está localizada logo atrás dos edifícios históricos de Salamanca.
5 – Salamanca Market
É um dos mercados ao ar livre mais vibrantes e amados da Austrália. Fica ao lado da orla de Hobart e possui mais de 300 barracas. Ocorre todos os sábados das 8:30 – 15:00. Como não visitei a cidade de sábado, a rua estava vazia.
6 – Princes Park
Um pouco mais à frente do Salamanca Market, está o Princes Park. Um pequeno e tranquilo parque com belos jardins e que proporciona uma ótima vista do Rio Derwent.
7 – Franklin Wharf
Cais onde o os barcos de pesca e barcos a vela se concentram. Ao redor existem diversos restaurantes especializados em frutos do mar.
8 – Elizabeth Street
É a principal rua de comércio de Hobart. A rua está repleta de lojas, shoppings, restaurantes e cafés. Parte da rua é um calçadão para pedestres.
DIA 2 do roteiro de 3 dias em Hobart – Mount Wellington e Bruny Island
1 – Mount Wellington
Principal atração de Hobart, o Mount Wellington é um monte que fica 20 Km do centro da cidade. Ele está a 1.271 metros acima do nível do mar e proporciona vistas incríveis de Hobart e do Rio Derwent.
É possível chegar no topo de carro, demora uns 30 min do centro e é o que a maioria faz, ou subir a pé através de trilhas que partem da base do monte (para os aventureiros – não cheguei a ver quanto tempo leva, mas deve demorar bastante). Antes de ir verifique a previsão do tempo, pois se estiver nublado ou chovendo você não conseguirá ver nada.
Outra famosa atração da Tasmânia é Bruny Island, uma ilha que fica a 33 Km (30 min) ao sul de Hobart. Para chegar lá é necessário pegar uma balsa.
2 – Bruny Island Ferry
É o terminal de balsa que fica na área de Kettering. É de lá que partem as balsas até a Bruny Island. As balsas levam os carros e partem de hora em hora. A travessia é bem rápida, leva somente 15 min.
Aconselho chegar com uns 40 minutos antes da balsa partir, pois dependo do horário e dia da semana, é possível que tenha longas filas de espera. Quando eu fui peguei a balsa das 13:00 sem nenhum problema (cheguei lá umas 12:20). Para mais informações de preços e horários, acesse brunyislandferry.com.au.
3 – The Neck Lookout
É um mirante que fica no alto de um monte onde é possível ver o Bruny Island Neck, uma estreita faixa de terra que liga o norte e o sul da Bruny Island.
Infelizmente quando parei lá, as escadas que levam ao mirante estavam em reforma. Nem deu para subir as escadas…Aproveitei para ficar um pouco na praia.
Era para se ter uma vista assim (bem melhor!)
Foto de: JJ Harison
4 – Cape Bruny Lighthouse
Histórico farol de 1836 que foi construído na parte alta de falésias que formam a costa de Cape Bruny. O lugar realmente é deslumbrante e as vistas das falésias impressionam. O acesso ao local é gratuito, mas a subida na torre é paga. Para mais informações, acesse brunyislandlighthousetours.com.au.
DIA 3 do roteiro de 3 dias em Hobart – Mount Field National Park e Gordon Dam
O 3º dia é reservado para conhecer a parte oeste da Tasmânia.
1 – Mount Field National Park
O Parque Nacional Mount Field fica a 82 Km a oeste de Hobart (1 h 20 min de carro). O parque oferece uma grande diversidade de plantas, trilhas e maravilhas naturais, entre elas as cachoeiras. Por ser um parque nacional a entrada é paga (eu já tinha o Holiday Park Pass, que vale para todos os parques nacionais). Para mais informações, acesse parks.tas.gov.au.
2 – Lake Pedder Lookout
Saindo do Mount Field National Park e continuando na estrada Gordon River Road, existem vários mirantes durante o caminho para apreciar a paisagem, um deles é o Lake Pedder Lookout, que fica no topo de um pequeno morro e possui uma incrível vista para o Lago Pedder.
3 – Gordon Dam
No fim do Gordon River Road está localizado o Gordon Dam, que é uma represa em arco de concreto de dupla curvatura. Ela foi construída em 1974 com o propósito de gerar energia hidroelétrica através da usina convencional de Gordon. A altura e a vista da barragem são espetaculares. É possível descer e andar sobre os muros da barragem. A visita é gratuita.
Na volta aproveite para tirar mais fotos nas margens da estrada. Uma das estradas mais bonitas da Tasmânia.
Opcionais que FUI
– Zoodoo Zoo
Zoológico que fica na região de Richmond no estilo safári. Como uma das atrações principais existe um mini tour que leva você para alimentar e ver diferentes animais da fazenda. Lá também é possível ver animais típicos da Austrália, como o demônio da tasmânia, canguru, wallaby e wombats. Para mais informações de preços e horários, acesse zoodoo.com.au.
Opcionais que NÃO FUI
? – Tasmanian Museum and Art Gallery
O Museu e Galeria de Arte da Tasmânia possui coleções e exibições extensas, incluindo história natural, história social, geologia, zoologia e história marítima. A entrada é gratuita. Acesse tmag.tas.gov.au para mais informações.
Fique à vontade para incluir mais lugares, retirar ou alterar a ordem das atrações conforme sua necessidade. O roteiro de 3 dias em Hobart é simplesmente uma sugestão.
Se você também vai viajar para outros lugares, não esqueça de conferir a lista completa dos roteiros de viagem já publicados aqui no blog.
Deixe um comentário falando o que achou do post!
Gostou do roteiro? Salve no Pinterest!
– AIRBNB: não quer ficar em hotel? Prefere ficar em um apartamento? Utilize este link do Airbnb para conseguir até R$ 179 de desconto em sua primeira reserva!
– CARRO: precisando alugar um carro para sua viagem? Pesquise facilmente na Rentcars.com e veja as melhores ofertas para sua road trip.
– SEGURO VIAGEM: não quer dor de cabeça bem no meio da viagem? Utilize a Seguros Promo, com ela é possível comparar as cotações de diferentes empresas de seguro. Utilize o código VIAGEMSUAVE5 e ganhe 5% de desconto na sua compra.
Engenheiro de produção por formação, começou a escrever para ajudar algumas pessoas que pediam dicas de viagens. Gosta de viajar quando é possível, explorar novos lugares e ampliar sua percepção sobre o mundo. Realizou intercâmbio na Irlanda e na Austrália. De vez em quando se arrisca em tirar algumas fotos.