Quando pensamos em Roma, logo nos lembramos da sua história e das civilizações antigas. Coisas para ver na cidade é o que não falta, a cada esquina podemos encontrar um monumento que representa algo. Como qualquer cidade turística da Itália, ela é cheia de turistas (muito cheia), mas como muitas atrações estão espalhadas pela cidade, as pessoas também se espalham. Se você pretende visitar esta cidade, confira o roteiro de 3 dias em Roma montado para ajudar no seu planejamento.
O roteiro criado é uma sugestão e foi baseado nos lugares que visitei em cada dia. Para mim, 3 dias na cidade foram suficientes para ver as principais coisas que queria, mas se você gosta de apreciar obras de arte com calma, visitar várias igrejas e museus, 4 ou 5 dias são mais indicados.
Se você vai viajar pela Itália, veja também outros roteiros:
– Roteiro de 2 dias em Milão
– Roteiro de 2 dias em Veneza
– Roteiro de 1 dia em Verona
Mapa do roteiro de 3 dias em Roma
Confira abaixo a descrição de cada ponto do mapa.
DIA 1 do roteiro de 3 dias em Roma
Metrô: chegada na estação Colosseo
1 – Coliseu (Colosseo)
Anfiteatro oval utilizado no passado para combates entre gladiadores e espetáculos públicos. O preço da entrada engloba o Coliseu + Ruínas (Palatino e Fórum Romano), na época que fui paguei €12,00 na entrada (peguei uma fila legal para entrar). Para mais informações sobre horários e preços, acesse coopculture.
2 – Arco de Constantino
Logo em frente ao Coliseu está o Arco de Constantino, construído para comemorar a vitória do Imperador Constantino na batalha da Ponte Mílvia em 312 d.C.
3 – Arco de Tito
Arco construído para comemorar as vitórias militares do Imperador Tito. Praticamente intacto, serviu de modelo para outros arcos triunfais depois do século XVI, incluindo o Arco do Triunfo da cidade de Paris.
4 – Ruínas de Palatino
Ruínas que ficam no Monte Palatino. Neste monte, há mirantes para ver a cidade do alto. Para ver as Ruínas é necessário mostrar o ticket comprado anteriormente no Coliseu.
5 – Ruínas do Fórum Romano
Ruínas do antigo centro político e comercial da cidade. Era local de cerimônias triunfais, eleições e onde se realizavam discursos públicos. A maioria das estruturas mais importantes da antiga cidade foram encontradas no fórum ou perto deste.
6 – Vittoriano
Monumento nacional construído em homenagem a Vitor Emanuele II, o primeiro rei da Itália unificada. A entrada para ver o monumento é gratuita, dentro dele existe um elevador que leva para o terraço (este precisa pagar), onde é possível ter uma vista panorâmica da cidade. Mais informações Complesso del Vittoriano.
7 – Piazza dela Bocca dela Verità
Praça em frente à Basílica de Santa Maria em Cosmedin, abriga algumas construções como o Templo de Portuno e Templo de Hércules Victor. Existe também a Fonte dos Tritões em frente aos dois templos, feito sob encomenda do Papa Clemente XI.
8 – Basílica de Santa Maria em Cosmedin
Igreja famosa por ter a imagem da “Boca da Verdade” (Bocca della Verità). Diz a lenda que mordia a mão de quem mentia. A igreja medieval foi construída no século VI sobre os restos do Templo de Hércules Victor.
9 – Circo Máximo
Antigo circo romano (estádio longo) onde aconteciam as corridas de bigas (carro de duas rodas movido por cavalos). O local era o maior de Roma, servia como espaço de entretenimento da época e comportava mais de 150 mil pessoas.
10 – Arquibasílica de São João de Latrão
É a mais antiga e a mais importante entre as cinco basílicas papais do mundo e uma das 4 maiores basílicas de Roma. Foi construída durante o império de Constantino, no século IV. É bem detalhada internamente.
DIA 2 do roteiro de 3 dias em Roma
1 – Piazza Navona
Uma das praças mais populares de Roma. Possui 3 fontes, uma em cada ponta e uma no centro em frente à igreja de Sant’Agnese in Agone. É caracterizada pela arquitetura barroca, vários restaurantes e artistas de ruas.
2 – Panteão
Uma das mais bem preservadas estruturas da Roma Antiga. O edifício circular com suas grandes colunas de granito atualmente é utilizada como igreja.
3 – Coluna Antonina
Coluna construída em homenagem ao imperador Marco Aurélio. Chama muita atenção pelo relevo detalhado. Uma escultura em espiral conta a história da Guerra Marcomana de Marco Aurélio na fronteira do Danúbio, travada por ele de 166 até 180, data de sua morte.
4 – Fontana di Trevi
Maior fonte barroca de Roma. A fonte inicialmente foi construída no cruzamento de três ruas (tre vie), marcando o ponto final do Acqua Vergine, um dos mais antigos aquedutos que abasteciam a cidade. Quando eu visitei, ela estava em reforma… olha que foto perfeita eu tirei uhahah:
Mas segue a foto de como ela está atualmente, beeemmm mais bonita!
Foto de: maxsanna
5 – Palácio do Quirinal
Residência do presidente da República Italiana. Está localizada em uma das mais altas colinas de Roma, que oferece belas vistas da cidade. É possível visitar com reserva antecipada, mais informações Palazzo Quirinale.
6 – Piazza di Spagna
Praça famosa por suas escadas que levam até a Igreja de Trinità dei Monti. Do alto das escadas é possível ter uma boa vista da cidade. Como qualquer outro lugar de Roma, é também um dos locais mais concorridos pelos turistas.
7 – Piazza del Popolo
Outra importante praça da cidade. Encontram-se nela as Igrejas idênticas Santa Maria dei Miracoli e Santa Maria in Montesanto além da Porta del Popolo. Diversos artistas de ruas se apresentam neste local.
8 – Parque Villa Borghese
Parque urbano que possui várias atrações, como museus e zoológico. De Terrazza del Pincio, ponto elevado do parque, é possível ter uma ótima visão da Piazza del Popolo e da cidade. Muitos locais frequentam o parque e praticam esportes nele.
DIA 3 do roteiro de 3 dias em Roma
Metrô: chegada na estação Ottaviano
1 – Vaticano
Cidade-Estado sede da Igreja Católica. Como possui muitas atrações (e filas), recomendo chegar cedo e ficar no mínimo (mínimo mesmo) meio período por lá. Se você gosta de museus e ver tudo tranquilamente, 1 dia inteiro é melhor. Quando eu fui fiquei meio período somente (mas cheguei cedo). Mais informações sobre horários e preços, acesse Vatican.
2 – Ponte Vittorio Emanuele II
Ponte com imensas estátuas de anjos e guardiões. Ela cruza o Rio Tibre e liga o centro histórico de Roma com o Vaticano na outra margem.
Foto de: Chiaracob
3 – Ponte Santo Ângelo
Outra ponte antiga que liga o centro da cidade ao Castelo de Santo Ângelo. Foi construída entre 134 e 199 pelo imperador romano Adriano.
4 – Castelo de Santo Ângelo
Castelo próximo ao Vaticano. Foi utilizado antigamente como mausoléu do Imperador Adriano. Para mais informações sobre horários e preços, acesse castelsantangelo.
5 – Piazza Cavour
Praça onde se localiza a Corte Suprema di Cassazione, corte de mais alta instância ou tribunal de último recurso na Itália. Sua fachada é cheia de detalhes.
Fique à vontade para incluir, retirar, alterar a ordem das atrações conforme sua necessidade. O roteiro de 3 dias em Roma é simplesmente uma sugestão.
Se você também vai viajar para outros lugares, não esqueça de conferir a lista completa dos roteiros de viagem já publicados aqui no blog.
Gostou do roteiro? Salve no Pinterest!
– ESTADIA: o Booking.com dispensa comentários. Já conhecido por todos, possui diversas ofertas para reservas de hotéis.
– AIRBNB: não quer ficar em hotel? Prefere ficar em um apartamento? Utilize este link do Airbnb para conseguir até R$ 179 de desconto em sua primeira reserva!
– CARRO: precisando alugar um carro para sua viagem? Pesquise facilmente na Rentcars.com e veja as melhores ofertas para sua road trip.
– SEGURO VIAGEM: não quer dor de cabeça bem no meio da viagem? Utilize a Seguros Promo, com ela é possível comparar as cotações de diferentes empresas de seguro. Utilize o código VIAGEMSUAVE5 e ganhe 5% de desconto na sua compra.
Engenheiro de produção por formação, começou a escrever para ajudar algumas pessoas que pediam dicas de viagens. Gosta de viajar quando é possível, explorar novos lugares e ampliar sua percepção sobre o mundo. Realizou intercâmbio na Irlanda e na Austrália. De vez em quando se arrisca em tirar algumas fotos.