Sydney é a maior e mais populosa cidade da Austrália, muitos a confundem com a capital do país, que na verdade é Canberra. Apesar de não ser a capital, ela é o principal destino turístico quando se fala em Austrália. A cidade é muito organizada, possui uma ótima infraestrutura, lindas paisagens e qualidade de vida. Com muitos museus, praias, parques e até montanhas, fica difícil não gostar da cidade. Para te ajudar a explorar esse polo cultural, acompanhe um roteiro de 3 dias em Sydney.
Em 3 dias é possível ver bastante coisa, tudo depende do seu objetivo. Infelizmente eu só tive esse tempo para conhecer a cidade, mas valeu cada segundo. Muitas pessoas gostam de curtir uma praia e surfar, se essa for sua intenção, aconselho aumentar mais alguns dias a sua viagem.
Se você vai viajar pela Austrália, não esqueça de conferir outros roteiros já publicados:
– Roteiro de 2 dias em Brisbane
– Roteiro de 2 dias em Launceston
Mapa do roteiro de 3 dias em Sydney
Confira abaixo a descrição de cada ponto do mapa.
DIA 1 do roteiro de 3 dias em Sydney – Centro de Sydney
1 – Hyde Park
É o parque mais antigo da Austrália. O espaço é bem grande e é dividido em 2 partes através do Park Street. Na parte sul do parque se encontra Anzac Memorial, um memorial para aqueles que morreram durante as guerras, e na parte norte existe uma linda fonte.
2 – St Mary’s Cathedral
Bem do lado do Hyde Park está Catedral católica de St Mary. A construção de St. Mary’s iniciou-se em 1868, durante os anos ela foi demolida por incêndios e reconstruída mais de uma vez. As duas grandes torres só foram colocadas em 2000. A entrada é gratuita. Para mais informações sobre horários, acesse stmaryscathedral.org.au.
3 – Art Gallery of New South Wales
Galeria de arte mais importante de Sydney. Conta com uma extensa coleção de arte de mestres europeus, arte australiana e uma das maiores galerias de arte aborígines do país. A entrada é gratuita, somente as exibições temporárias são pagas. Acesse artgallery.nsw.gov.au para mais informações.
4 – Royal Botanic Gardens
Jardim botânico que foi fundado em 1816, sendo a instituição científica mais antiga do país. Abriga uma extensa coleção de plantas da Austrália e do exterior. A entrada é gratuita e dependendo da época do ano, o local fecha mais cedo. Para mais informações, acesse rbgsyd.nsw.gov.au.
5 – Mrs Macquarie’s Chair
A cadeira da senhoraMacquarieé uma que cadeira foi esculpida em pedra de arenito por condenados em 1810. Especialmente encomendado pelo governador Macquarie para sua esposa Elizabeth. Este é um dos melhores pontos de vista para ver os pontos turísticos do porto de Sydney.
6 – Opera House
Principal cartão postal da cidade, é a casa de Ópera de Sydney. Inaugurado em 1973, o Sydney Opera House recebe mais de 1.600 apresentações por ano em suas salas de concertos e teatros. É possível fazer visita guiada para conhecer seu interior. Para mais informações sobre preços e horários, acesse sydneyoperahouse.com.
7 – Circular Quay
Porto que serve como terminal de balsas para a cidade. A área do Circular Quay é um bairro popular para o turismo e possui shoppings, parques, restaurantes, bares e café.
8 – Dawes Point Battery
É uma fortificação histórica localizada embaixo da torre sul da Harbour Bridge. Era utilizada para proteger a cidade de invasores.
9 – Harbour Bridge e Pylon Lookout
Outro cartão postal de Sydney é a Harbour Bridge, uma bela ponte de aço construída em formato de arco. Na torre do lado sul da ponte se encontra o Pylon Lookout, um mirante que fica na parte alta da torre, onde é possível ter uma bela vista do porto e da cidade. A subida na torre é paga. Acesse pylonlookout.com.au para mais informações.
10 – Observatory Hill Park
Um pequeno parque que fica em uma colina bem próximo a Harbour Bridge. Sua história remonta a 1796, quando foi usado como o local do primeiro moinho de vento na colônia. Hoje é um local popular para moradores e visitantes desfrutarem das vistas do porto.
11 – Barangaroo Reserve
Parque com um belo design inovador. A parte que margeia o mar é composta por diversas rochas, que deixam o local ainda mais atraente.
DIA 2 do roteiro de 3 dias em Sydney – Blue Mountains
Dia reservado para conhecer uma das principais atrações da região de Sydney, o Blue Mountains National Park. O parque é formado por várias montanhas rochosas e vales profundos, que combinados formam vistas surpreendentes.
É muito fácil chegar lá, é só ir até a estação central de trem e pegar o trem em direção a Katoomba. A viagem de trem demora cerca de 2 horas, então é importante acordar cedo neste dia. Verifique também a previsão do tempo, pois se o tempo estiver muito nublado ou chovendo, não será possível ver muita coisa (as paisagens).
Trem: partida da estação Central Station -> chegada na estação Katoomba.
Chegando na estação de Katoomba você pode caminhar até o mirante principal, que dura uns 25 minutos, ou pegar um ônibus até lá (eu fui a pé mesmo). Aproveite para comprar umas comidas (sanduíches e bebidas) durante o caminho para não passar fome durante as trilhas.
1 – Echo Point lookout (Three Sisters)
É o principal mirante para observar a formação rochosa das três irmãs (Three Sisters) e porta de entrada para as trilhas existentes. As três irmãs são 3 formações rochosas com aspectos incomuns que se destacam nas montanhas. De lá comece a caminhar pelo caminho Prince Henry Cliff Walk. Todo o trajeto entre os pontos realizei a pé, a trilha é relativamente fácil.
2 – Cliff View Lookout
Outro mirante na parte oeste do parque que possui ótimas vistas para as montanhas.
3 – Katoomba Cascades
Pequena cascata que fica em uma parte rochosa de fácil acesso, perto do Rio Kedumba.
4 – Furber Steps
Trilha que desce o Vale Jamison e contém escadas bem íngremes. Sua descida oferece vistas panorâmicas das montanhas e cachoeiras. Segure firme, pois essa parte é bem alta.
5 – Scenic Walkway
Na parte baixa do vale está o Scenic Walkway, uma trilha feita de madeira que passa por uma floresta tropical antiga. Ao longo do caminho, é possível aprender sobre a flora local e explorar elementos da história da mineração de carvão.
6 – Giant Stairway
Caminhando o Federal Walking Track até a outra ponta, você encontrará o Giant Stairway, uma escadaria gigante que leva até a parte alta novamente até o Echo Point lookout. A escada é bem estreita e tem 998 degraus.
Caso você não queira andar muito, existe uma empresa que presta serviço de bondinho e funicular em alguns pontos do parque, a Scenic World. Basta passar no centro de informação ao turista no Echo Point lookout. Para mais informações sobre preços e horários, acesse scenicworld.com.au.
DIA 3 do roteiro de 3 dias em Sydney – Caminhada nas praias e Darling Harbour
Ônibus 372 para Coogee Beach (passa em frente à estação central de trem de Sydney)
1 – Coogee Beach
A praia é popular entre as famílias e famosa por suas ondas calmas. O calçadão possui diversas lojas, restaurantes e lanchonetes. Coogee é o local ideal para começar a caminhada costeira até a praia de Bondi. O caminho é de fácil acesso e claramente marcado, sem contar com as vistas deslumbrantes do oceano.
2 – Gordons Bay
Pequena baía que é limitado apenas a pedestres e tem acesso pelo passeio costeiro. É um ponto de mergulho popular, devido as águas calmas.
3 – Clovelly Beach
É uma praia pequena e tranquila, localizada em uma baía estreita entre duas cristas rochosas. Nos lados da baía existem plataformas de concreto e uma piscina com a água do mar.
4 – Waverley Cemetery
Parte da caminhada passa por um cemitério, o Waverley Cemetery. O cemitério é o lugar de descanso de muitos homens e mulheres influentes que ajudaram a desenvolver Sydney. O contraste do cemitério com o oceano deixa o local muito bonito.
5 – Bronte Beach
Essa praia possui um amplo parque gramado na parte de trás com churrasqueiras e mesas, o Parque Bronte. Devido as suas ondas, a praia é popular entre os surfistas.
6 – Tamarama Beach
Outra praia popular para surf, mas é propenso a fortes correntezas. Na parte de trás tem um pequeno parque com playground e churrasqueiras.
7 – Marks park
Pequeno parque que fica na parte em cima de formações rochosas. No parque está o Mackenzies Point, um mirante onde é possível ter uma bela vista do oceano e da parte costeira.
8 – Bondi Beach
Uma das praias mais famosas da Austrália, a praia de areia branca possui restaurantes, lanchonetes, cafés, centro de informação ao turista e piscina com água do mar. É o local mais movimentado da caminhada.
Ônibus 333 que passa na Campbell Parade Street para o centro
9 – Pitt Street Mall
É a área comercial mais movimentada e cosmopolita da Austrália, com várias lojas de varejo e de marca.
10 – Queen Victoria Building
Grande edifício construído na década de 1890, foi erguido como um Mercado Municipal na escala de uma catedral. Atualmente o Queen Victoria Building ocupa um quarteirão e tem mais de 180 lojas e boutiques de moda, além de restaurantes e cafés.
11 – Darling Harbour
Famoso porto que fica na parte leste de Sydney. É um grande local de lazer, possui diversas atrações como museus, shoppings e roda gigante.
Opcionais que NÃO FUI
? – Torre de Sydney
É a estrutura mais alta de Sydney com 309 m de altura. Possui restaurantes giratórios nas partes inferiores e em seu topo uma plataforma de observação. Para mais informações sobre preços e horários, acesse sydneytowereye.com.au.
? – Museu Australiano
Fundado em 1827, é o primeiro museu da Austrália. O Museu oferece galerias permanentes, incluindo a popular exposição de dinossauros, exposições temporárias e de turismo. A entrada é paga. Acesse australianmuseum.net.au para mais informações.
Fique à vontade para incluir mais lugares, retirar ou alterar a ordem das atrações conforme sua necessidade. O roteiro de 3 dia em Sydney é simplesmente uma sugestão.
Se você também vai viajar para outros lugares, não esqueça de conferir a lista completa dos roteiros de viagem já publicados aqui no blog.
Gostou do roteiro? Salve no Pinterest!
– AIRBNB: não quer ficar em hotel? Prefere ficar em um apartamento? Utilize este link do Airbnb para conseguir até R$ 179 de desconto em sua primeira reserva!
– CARRO: precisando alugar um carro para sua viagem? Pesquise facilmente na Rentcars.com e veja as melhores ofertas para sua road trip.
– SEGURO VIAGEM: não quer dor de cabeça bem no meio da viagem? Utilize a Seguros Promo, com ela é possível comparar as cotações de diferentes empresas de seguro. Utilize o código VIAGEMSUAVE5 e ganhe 5% de desconto na sua compra.
Engenheiro de produção por formação, começou a escrever para ajudar algumas pessoas que pediam dicas de viagens. Gosta de viajar quando é possível, explorar novos lugares e ampliar sua percepção sobre o mundo. Realizou intercâmbio na Irlanda e na Austrália. De vez em quando se arrisca em tirar algumas fotos.