Localizada no sul da ilha norte da Nova Zelândia, Wellington já foi considerada a “menor capital mais legal do mundo”. Apesar de pequena ela é aconchegante e possui uma ótima estrutura, belas paisagens e inúmeros pontos turísticos. Acompanhe agora um roteiro de 3 dias em Wellington que mostra as principais atrações desta cidade, desde museus e galerias até caminhadas entre praias e montanhas.
Muitos turistas aproveitam para conhecer a cidade pois ela é o ponto de ligação entre a ilha norte e sul da Nova Zelândia, através da travessia de balsa até Picton. No meu caso foi diferente, não cheguei a fazer a travessia e Wellington foi minha última cidade que visitei no país. Confesso que não esperava muita coisa, mas a organização, tranquilidade e beleza da cidade me surpreenderam positivamente. Foi uma das cidades que mais gostei de visitar, e se prepare, lá venta muito!
Se você vai viajar pela Nova Zelândia, não esqueça de conferir outros roteiros já publicados:
– Roteiro de 3 dias em Queenstown
– Roteiro de 1 dia em Wanaka
– Roteiro de 1 dia em Christchurch
– Roteiro de 3 dias em Auckland
Mapa do roteiro de 3 dias em Wellington
Confira abaixo a descrição de cada ponto do mapa.
DIA 1 do roteiro de 3 dias em Wellington
1 – Old St Paul’s Church
Um dos edifícios históricos de Wellignton, a antiga Igreja de St Paul é um exemplo de arquitetura neogótica. A igreja anglicanda foi construída em 1866 inteiramente de madeiras nativas. Seu interior é de se admirar, todo detalhado em madeira também. A entrada é gratuita.
2 – Cathedral of St Paul
Próximo ao parlamento está a Catedral de St Paul. A Catedral Anglicana possui fortes conexões reais. A rainha Elizabeth colocou uma pedra comemorativa especial em 1995, quando a catedral foi concluída. A entrada é gratuita.
3 – New Zealand Parliament Buildings
Complexo é composto por três edifícios distintos: o Parlamento neoclássico eduardiano, a Biblioteca Parlamentar Gótica Vitoriana e o singular edifício “Beehive” (colmeia em inglês) dos anos 70. É possível visitar o parlamento gratuitamente, basicamente a cada hora tem visita guiada. Para mais informações, acesse parliament.nz.
4 – Cenotaph
É um grande memorial de guerra localizado perto do parlamento. O monumento é em homenagem as pessoas mortas durante a 1ª e 2ª Guerra Mundial.
5 – Bolton Street Cemetery
É o cemitério mais antigo de Wellington. Desde de 1840, muitas pessoas notáveis da Nova Zelândia foram enterradas por lá. Apesar de ser um cemitério, foi também transformado em um “parque”, já que é rodeada de árvores e possui caminhos para pedestres. Por incrível que pareça, o lugar é bem bonito.
6 – Wellington Botanic Garden
Jardim botânico que fica na parte alta da cidade. É possível acessar por diversas entradas, como eu estava vindo do cemitério, entrei a pé pela parte norte, mas também é possível pegar o funicular (cable car) caso esteja no centro. O jardim proporciona boas caminhadas e vistas deslumbrantes da cidade e do porto. A entrada é gratuita. Para mais informações sobre horários, acesse gardens.or.g.nz
Para próxima atração, existe a opção de pegar shuttle do centro ou do cable car.
7 – Zealandia
Caminhando mais 30 minutos do jardim botânico, está a Zealandia, um santuário ecológico que abriga espécies nativas de árvores, flores e pássaros. No parque existem diversas trilhas, montes e lagos. Depois de chegar lá que descobri que existe um serviço gratuito de Shuttle entre o Jardim Botânico e a Zealandia, ou do centro e a Zealandia (na volta usei o serviço para ir até o centro). A entrada é paga. Para mais informações sobre preço e horários, acesse visitzealandia.com.
DIA 2 do roteiro de 3 dias em Wellington
1 – Queens Wharf
Nomeado em homenagem a Rainha Vitória, foi o primeiro cais público de Wellington e uma parte importante do porto da cidade até o final do século XX. Nos anos 90 o cais foi desenvolvido em uma área de varejo e entretenimento. Muitos dos antigos barracões já foram convertidos em restaurantes e lojas.
2 – Wellington Cable Car
É o famoso funicular de Wellington. Ele permite fácil acesso ao Jardim Botânico pela parte alta, ao Cable Car Museum (Museu do funicular) e ao Space Place (Observatório Carter). A subida é bem rápida, leva apenas 5 minutos, e permite boas vistas da cidade e do porto. Para mais informações sobre preço e horários, acesse wellingtoncablecar.co.nz.
3 – Cable Car Museum
Museu que conta a história do funicular da cidade. Ele está localizado no Winding House, que foi construído em 1902 para abrigar a engrenagem que puxou os primeiros bondinhos de Wellington do centro da cidade até o topo. A entrada é gratuita.
4 – Wellington Waterfront
Orla de Wellington que abriga uma atmosfera vibrante e atrações únicas. Existem inúmeras obras de arte e esculturas para admirar e trilhas históricas para caminhar.
5 – Civic Square
Uma das principais praças da cidade, a Civic Square exibe uma excêntrica arte pública e contém edifícios importantes ao seu redor, como a Galeria de Arte e a Prefeitura. A obra principal é a bola de aço que parece estar flutuando sobre a praça.
6 – City Gallery Wellington
Galeria de Arte com galerias específicas dedicadas aos artistas de Wellington e Maori. Ela permite que diversos públicos experimentem a arte de maneiras novas e inspiradoras. Ela é pequena e a entrada é gratuita. Para mais informações, acesse citygallery.org.nz.
7 – Cuba Street
Uma das principais ruas comerciais da cidade, parte da rua é formada por um calçadão para pedestres. Diversas lojas de comércio, restaurantes e cafés podem ser encontradas nela.
DIA 3 do roteiro de 3 dias em Wellington
1 – Te Papa Museum
É o Museu Nacional da Nova Zelândia. O museu é inovador e criativo, abriga coleções da história, cultura maori e história natural. Ele é bem grande e é divido em 6 andares. A entrada é gratuita, somente para algumas exibições especiais é necessário pagar. Para mais informações, acesse tepapa.govt.nz.
2 – Oriental Beach
É a praia mais próxima da parte central da cidade e um local popular entre residentes e turistas. A praia é bem pequena, no verão ela é um dos pontos principais de lazer da cidade.
3 – Saint Gerard’s Catholic Church and Monastery
Situada no penhasco acima Oriental Beach, se encontra Igreja de St Gerard e seu Mosteiro. Já de longe dá para ver essa linda construção, considerada um dos marcos mais distintos e emblemáticos de Wellington.
4 – Mount Victoria
Localizado bem próximo ao centro de Wellington, o Monte Vitória é uma das principais atrações da cidade. É possível chegar em seu topo através de uma fácil trilha ou de carro/transporte público. O Monte oferece linda vistas panorâmicas da cidade, do porto e do oceano ao sul. A entrada é gratuita.
Opcionais que NÃO FUI
? – Wellington Museum
Instalado em um edifício histórico importante na orla, o Museu de Wellington oferece uma visão da rica história social e cultural de Wellington, complementando as histórias de Te Papa sobre a nação. A entrada é gratuita. Acesse museumswellington.org.nz para mais informações.
? – Weta Cave
Famosa empresa de efeitos especiais, trabalhou em grandes filmes como O Senhor dos Anéis, O Hobbit, King Kong, Distrito 9 e Thor: Ragnarok. É possível fazer um mini tour guiado pela loja. Para mais informações sobre preço e horários, acesse wetaworkshop.com.
? – The Great War Exhibition
A exposição da Grande Guerra conta a parte significativa que a Nova Zelândia desempenhou durante a Primeira Guerra Mundial. A história é contada através de uma coleção de objetos, centenas de fotografias, conjuntos de filmes e modelos em miniatura. A entrada é paga. Para mais informações, acesse greatwarexhibition.nz.
EXTRA
Se você está partindo ou chegando em Wellington através do aeroporto internacional, aproveite para procurar as gigantescas estátuas dos personagens do filme O hobbit / Senhor dos Anéis.
Gostou do roteiro? Salve no Pinterest!
– AIRBNB: não quer ficar em hotel? Prefere ficar em um apartamento? Utilize este link do Airbnb para conseguir até R$ 179 de desconto em sua primeira reserva!
– CARRO: precisando alugar um carro para sua viagem? Pesquise facilmente na Rentcars.com e veja as melhores ofertas para sua road trip.
– SEGURO VIAGEM: não quer dor de cabeça bem no meio da viagem? Utilize a Seguros Promo, com ela é possível comparar as cotações de diferentes empresas de seguro. Utilize o código VIAGEMSUAVE5 e ganhe 5% de desconto na sua compra.
Engenheiro de produção por formação, começou a escrever para ajudar algumas pessoas que pediam dicas de viagens. Gosta de viajar quando é possível, explorar novos lugares e ampliar sua percepção sobre o mundo. Realizou intercâmbio na Irlanda e na Austrália. De vez em quando se arrisca em tirar algumas fotos.