Eslovênia é um país que muita gente não conhece e dificilmente faz parte da lista de países dos viajantes que querem conhecer a Europa. Quando falei para meus amigos que iria para lá, muitos me questionaram: “Eslovênia?! Onde fica? O que tem por lá?”. No início do meu planejamento eu também não sabia muita coisa, mas dando uma rápida pesquisada, fiquei surpreso com a beleza e as atrações deste pequeno país. Se você está planejando fazer uma eurotrip, confira este roteiro de 3 dias na Eslovênia, garanto que você adicionará mais um país na sua lista.
Fiquei somente 3 dias por lá, foi o suficiente para ver bastante coisa, mas se você tem mais tempo aconselho ficar mais alguns dias para explorar outros lugares. Durante os 3 dias dormi na capital Liubliana e utilizei como base para visitar outras atrações. A Eslovênia é um país que possui um pouco de tudo, montanhas, lagos, praias, cavernas, cidades históricas, e por ser um país bem pequeno, também é de fácil locomoção, seja de carro, ônibus ou trem.
Mapa do roteiro de 3 dias na Eslovênia
Confira abaixo a descrição de cada ponto do mapa.
DIA 1 do roteiro de 3 dias na Eslovênia
O primeiro dia é dedicado à capital Liubliana. Como o centro histórico é pequeno, é possível fazer tudo caminhando calmamente.
1 – Prešeren Square
É a praça central de Liubliana. No norte da praça se encontra a Igreja Franciscana, de cor vermelha-rosada, e a Galeria Emporium. Ao sul está a famosa Ponte Tripla.
2 – Robba fountain
Um dos mais conhecidos monumentos barrocos de Liubliana, foi criado entre 1743 e 1751 pelo escultor e arquiteto veneziano Francesco Robba, que passou a maior parte da sua vida em Liubliana e é considerado o maior escultor mestre barroco da cidade.
3 – Vodnik Square
A praça Vodnikov foi construída após o devastador terremoto de 1895, quando um antigo mosteiro teve que ser derrubado. A praça foi nomeada em homenagem ao poeta esloveno Valentin Vodnik, cujo monumento está no local desde 1889. De segunda a sábado ocorre a feira central na praça.
4 – Butchers’ Bridge – Mesarski most
É a ponte do amor de Liubliana. É o lugar onde inúmeros apaixonados, simbolicamente, trancam seu amor através de um cadeado e jogam as chaves no Rio Ljubljanica.
5 – Dragon Bridge – Zmajski most
Famosa ponte da cidade que possui 4 estátuas de dragão, duas em cada ponta da ponte. Construída entre 1900 e 1901, foi a primeira estrutura de concreto de Liubliana e uma das maiores pontes do gênero a ser construída na Europa.
6 – Ljubljana Castle
Um dos cartões postais e principal atração da cidade, o Castelo de Liubliana foi construída no século XI e reconstruída no século XII. Originalmente era utilizado como uma fortaleza medieval, atualmente o castelo abriga uma exposição sobre a história da Eslovênia, um museu e uma série de edifícios históricos, como a Capela de São Jorge e a prisão. No castelo, é possível ter uma bela vista do alto da cidade. Algumas partes do castelo são de graça e outras são pagas. Para mais informações, acesse ljubljanskigrad.si.
7 – Ljubljana – parkovna ureditev grajske planote in Šanc
É um parque que fica de frente para o castelo. Esta interessante zona de passeio foi redesenhada pelo arquiteto Jože Plečnik com base nos restos de um forte que era ligado ao Castelo de Liubliana por uma extensão das muralhas do castelo.
8 – Hercules fountain
Fonte com uma interpretação moderna do herói Hércules, da mitologia grega.
9 – Breg Embankment
Área renovada que margeia o Rio Ljubljanica, tornou-se o local para alguns dos mercados de rua que eram mantidos no centro da cidade. Dependendo do dia, várias barracas de antiguidades e peças de arte são montadas no local para o comércio.
10 – Congress Square
Uma das importantes praças centrais de Liubliana, é rodeada de importantes edifícios como a Universidade de Ljubljana, a Filarmônica da Eslovênia e a mais antiga editora eslovena, a Slovenska matica, fundada em 1894. A extremidade norte da praça é ocupada pelo edifício neoclássico Kazina.
DIA 2 do roteiro de 3 dias na Eslovênia
Este dia foi reservado para visitar o famoso Lago Bled (+/- 60 km de Liubliana). Existem várias opções para ir até lá, o que eu escolhi foi ir de ônibus. No dia anterior fui até o Terminal Rodoviário de Liubliana e comprei as passagens de ida e volta para o Lake Bled em um dos guichês (fui no dia anterior porque vai que o ônibus fica lotado). É muito tranquilo, basicamente tem ônibus de hora em hora e a viagem dura em torno de 1h 20 min.
Ônibus: Liubliana -> Lake Bled
1 – Zdraviliški Park
Assim que você descer do ônibus e caminhar a rua em direção ao lago vai dar de cara com o pequeno parque Zdraviliški. Bom local para iniciar a caminhada pelo lago.
2 – Bled island
Ilha que fica no meio do Lago Bled. Nela está a Igreja de Assunção de Maria, construída no final do século XVII. A igreja chama atenção pela torre de 52m com o topo pontiagudo.
Existem 2 formas de se chegar na ilha, a 1ª é pegar um passeio de barco com remador, ele espera o mínimo de pessoas para iniciar o passeio, e a 2ª é alugar um barco e remar até lá. Optei em alugar um barco e remar mesmo! Você pode ficar com o barco durante 1h, tempo suficiente para ir e voltar da ilha. Além de ser mais barato, se estiver com mais de uma pessoa, é bem divertido (só tome cuidado para o barco não virar XD). No ponto que sinalizei no mapa que eu aluguei o barco e depois aluguei uma bicicleta por 2 horas para pedalar em torno do lago.
3 – Mala Osojnica
Um dos mirantes de onde é possível ver o lago do alto. A trilha é curta, mas de nível moderado.
4 – Bled Castle
Castelo considerado o mais antigo da Eslovênia, foi construído no alto de um penhasco de 130m. A parte central do castelo destinava-se à residência de senhores feudais, enquanto a parte externa com paredes e edifícios era destinada à residência de empregados. Em 1511 o castelo foi fortemente danificado por um terremoto. Mais tarde, o castelo foi restaurado e recebeu sua aparência atual. A entrada é paga, para mais informações, acesse blejski-grad.si.
5 – Župnijska cerkev sv. Martina
Pequena igreja em estrutura neogótica que foi construída entre 1903 a 1905.
Ônibus: Lake Bled -> Liubliana
DIA 3 do roteiro de 3 dias na Eslovênia
Para o último dia, eu comprei uma day tour para conhecer alguns pontos da área central e sul da Eslovênia (comprei no hotel mesmo um dia antes), o tour se chamava Karst and Coast Mystery tour da empresa Roundabout. O guia/motorista era bem tranquilo e educado, o passeio contemplava os pontos abaixo:
1 – Castelo Predjama
Castelo mais famoso da Eslovênia, é um castelo medieval que foi construído dentro de uma caverna. Ao longo dos séculos, o castelo serviu como propriedade de várias famílias de alta classe, e o mais famoso foi Erazem Lueger, o barão ladrão que possuiu o castelo na segunda metade do século XV, que causou inúmeras batalhas contra o Imperador Frederico III. A entrada é paga. Para mais informações, acesse postojnska-jama.eu.
2 – Grutas de Škocjan
Conjunto de carvenas que, devido a sua importância, foi inscrita na lista de patrimônios mundiais naturais e culturais da UNESCO em 1986. O percurso tem quase seis quilômetros de pontes naturais, lagos subterrâneos, cachoeiras e desfiladeiros. A visita é paga. Para mais informações, acesse park-skocjanske-jame.si.
3 – Lipica
E uma aldeia no município de Sežana, perto da fronteira com a Itália. Lipica é um dos principais centros turísticos da região e é conhecida pela origem do cavalo Lipizzan, uma espécie de cavalo que nasce com os pelos negros, e conforme vai crescendo, seus pelos se tornam brancos.
4 – Piran
É uma cidade que fica no sudoeste da Eslovénia, no Mar Adriático. Atualmente ela é uma das principais atrações turísticas do país e é considerada a Veneza da Eslovênia, pela semelhança em arquitetura, ruas estreitas e casas compactas como as da cidade Italiana.
Opcionais que NÃO FUI
? – Grajska tirna vzpenjača – Castle Funicular
É possível subir até o Castelo de Liubliana através de um funicular que fica na base da colina. Para mais informações sobre preço e horário de funcionamento, acesse ljubljanskigrad.si.
? – Parque Tívoli
É o maior e mais belo parque de Liubliana. O parque cobre uma área de aproximadamente 5 Km² e possui canteiros de flores ornamentais, grande número de árvores, estátuas e fontes.
? – Natural History Museum of Slovenia
O museu de história natural da Eslovênia apresenta diversas coleções de minerais, moluscos e insetos. Os visitantes do Museu também podem ver uma apresentação sobre a vida selvagem alpina, pantaneira e florestal, e um esqueleto de mamute quase completo. A entrada é paga. Acesse visitljubljana.com para mais informações.
? – National Gallery
O principal museu de arte histórica da Eslovênia, abriga a maior coleção de arte do país, desde a Alta Idade Média até o século XX. A entrada é paga. Para mais informações, acesse ng-slo.si.
? – Straza Bled
Um parquet de diversões que fica na pequena colina de Straža. Lá é possível descer a colina de tobogã no verão e esquiar no inverno. Acesse straza-bled.si para mais informações.
Fique à vontade para incluir mais pontos, retirar ou alterar a ordem das atrações conforme sua necessidade. O roteiro de 3 dias na Eslovênia é simplesmente uma sugestão.
Se você também vai viajar para outros lugares, não esqueça de conferir a lista completa dos roteiros de viagem já publicados aqui no blog.
Gostou do roteiro? Salve no Pinterest!
– AIRBNB: não quer ficar em hotel? Prefere ficar em um apartamento? Utilize este link do Airbnb para conseguir até R$ 179 de desconto em sua primeira reserva.
– CARRO: precisando alugar um carro para sua viagem? Pesquise facilmente na Rentcars.com e veja as melhores ofertas para sua road trip.
– SEGURO VIAGEM: não quer dor de cabeça bem no meio da viagem? Utilize a Seguros Promo, com ela é possível comparar as cotações de diferentes empresas de seguro. Utilize o código VIAGEMSUAVE5 e ganhe 5% de desconto na sua compra.
Engenheiro de produção por formação, começou a escrever para ajudar algumas pessoas que pediam dicas de viagens. Gosta de viajar quando é possível, explorar novos lugares e ampliar sua percepção sobre o mundo. Realizou intercâmbio na Irlanda e na Austrália. De vez em quando se arrisca em tirar algumas fotos.