Tasmânia

Roteiro de 3 dias pela costa leste da Tasmânia – Austrália

A costa leste da Tasmânia é bem famosa por sua beleza natural, paisagens espetaculares, longas e belas praias. Ela oferece uma das maiores viagens de estrada da Austrália, a Great Eastern Drive. Cinco parques nacionais estão espalhados ao longo da costa, incluindo o deslumbrante Parque Nacional Freycinet, com suas montanhas de granito rosa, praias de areia branca e mar cristalino. É uma experiência que não pode faltar na sua viagem para esta linda ilha. Acompanhe agora um roteiro de 3 dias pela costa leste da Tasmânia.

Como eu já estava em uma road trip pela Tasmânia, todos os deslocamentos grandes entre cidades e parques foram realizados de carro. Apesar da costa leste ter pouco mais de 320 Km de estrada (de ponta a ponta), em 3 dias não é possível conhecer todos as atrações desta parte (e que são muitas), então priorizei os lugares que achei mais interessantes, e que não me arrependo nem um pouco, pois todos eles foram fascinantes.

 

Se você vai viajar pela Tasmânia, confira também outros roteiros já publicados:

Roteiro de 3 dias em Hobart
Roteiro de 2 dias em Launceston


Mapa do roteiro de 3 dias pela costa leste da Tasmânia

 

Confira abaixo a descrição de cada ponto do mapa.


DIA 1 do roteiro de 3 dias pela costa leste da Tasmânia – Freycinet National Park

 

O primeiro dia é reservado para visitar um dos principais parques nacionais, Freycinet National Park. Como eu tinha dormido em Launceston no dia anterior, saí cedo de lá (umas 8:00) e fui direto para o parque, que fica 177 Km de distância (2h 15min). Cheguei mais ou menos 10:50, pois parei no meio do caminho para comer algo.

Por ser um parque nacional a entrada é paga. Em minha viagem eu já tinha o Holiday Park Pass, que vale para todos os parques nacionais e por 8 semanas. Para mais informações, acesse parks.tas.gov.au.

As atrações abaixo estão dentro do Freycinet National Park. Dentro do parque existem diversas trilhas que levam para diferentes praias. Abaixo foram listados os locais que visitei.

 

1 – Cape Tourville Lighthouse

É um farol automático e não tripulado, construído em 1971. A caminhada ao redor do farol tem apenas 600 metros de comprimento e oferece vistas espetaculares.

Tasmânia
Tasmânia
 

2 – Mount Amos Track

É a trilha que leva ao topo do Monte Amos. A caminhada em si não é muito longa, mas muito exigente e difícil, tanto é que leva cerca de 1h 30min para chegar ao topo. As secções rochosas são íngremes e escorregadias, é preciso prestar muita atenção e tomar cuidado para não cair. Se você não tem muita experiência em trilhas difíceis, vale a pena ir até a parte inicial rochosa, que também possui uma linda vista.

Tasmânia

Depois é só voltar e ir para a trilha Wineglass Bay Track.

 

3 – Coles Bay Lookout

Mirante onde é possível ter uma bela vista do Monte Amos e da baía Coles Bay.

Tasmânia
 

4 – Wineglass Bay Lookout

É o principal mirante do parque. Ele proporciona a mais bela vista da praia de Wineglass Bay, com sua areia branca encurvada e mar cor de esmeralda. Apesar de ser muito linda atualmente, seu nome veio de um passado sombrio. A baía era utilizada para caçar baleias e seus sangues manchavam a água do mar, de tal forma que parecia um copo de vinho tinto (wineglass = copo de vinho).

Roteiro de 3 dias pela costa leste da Tasmânia
 

5 – Wineglass Bay Beach

Continuando a Wineglass Bay Track, finalmente está a praia que foi vista do alto. O lugar é paradisíaco, dependendo da época do ano é possível dar um mergulho para aproveitar a água. Quando eu fui a água estava congelando…mas a vista estava incrível.

Tasmânia
Tasmânia
 

6 – Honeymoon Bay

Pequena baía bom para nado e água cristalina. As rochas que ficam ao seu redor com as montanhas no fundo completam a paisagem. Nesta região também é possível ver alguns wallabies.

Tasmânia

No final do dia, pegue a estrada e siga para a cidade de Bicheno, 45 Km ao norte do parque (40 min). Durma por lá.

 

DIA 2 do roteiro de 3 dias pela costa leste da Tasmânia – Bicheno

 

Bicheno é uma cidade à beira-mar que é um dos destinos de férias mais amados da costa leste. A cidade é bem pequena e muito agradável de ser explorada.

 

1 – Redbill Beach:

É a principal praia de surf de Bicheno. A praia de 1 km de comprimento se curva entre a Diamond Island e as rochas do sul de Redbill. Perto das rochas existe uma área para descanso e ótima vista para o mar.

Bicheno
 

2 – Diamond Island

Uma pequena ilha que fica bem próxima à praia de Redbill e quando a maré está baixa é conectada por uma faixa de areia, onde é possível atravessá-la. Infelizmente quando eu fui a maré estava alta, dava pra ir nadando, mas a água estava gelada demais.

Tasmânia

Ilha conectada pela faixa de areia

Foto de: Dimond Island Resort & Peguin Show

 

3 – Foreshore Walking Track

É uma curta caminhada em torno da costa de Bicheno que proporciona belas vistas da região.

Tasmânia
 

4 – Whalers Lookout Scenic reserve

É um pequeno parque que fica em um monte. A trilha leva até o topo, que possui dois mirantes e proporciona uma boa visão de toda a baía e da cidade de Bicheno.

Bicheno
Bicheno
 

5 – Lookout Rock State Reserve

Um quarteirão abaixo do Whalers Lookout, está o Rock State Reserve, outro pequeno monte que no topo existe uma grande rocha, onde também é possível ver partes da baía.

Bicheno
 

6 – Bicheno Blowhole

Parte da baía que chama atenção pelas rochas alaranjadas. No local existe o Bicheno Blowhole, uma fresta entre as rochas que, quando o mar está mais nervoso e bate nas pedras, faz a água levantar e espirrar.

tasmânia

No meio da tarde pegue a estrada e vá em direção a cidade de Orford, que fica 104 Km ao sul de Bicheno (1 h 20 min), e durma por lá. No caminho aproveite para fazer algumas paradas.

 

7 – Waterloo Beach

Pequena praia que fica na cidade de Swansea.

 

8 – Spiky Beach

Um pouco mais ao sul de Swansea se encontra a praia Spiky Beach. A entrada de acesso é um pouco escondida. Parece uma praia particular protegida por rochas.

 

9 – Millingtons Beach

Já em Orford, quase no fim do dia, aproveite para andar e relaxar um pouco na praia Millingtons Beach.

 

DIA 3 do roteiro de 3 dias pela costa leste da Tasmânia – Tasman National Park

 

O objetivo do 3º dia é visitar o Tasman National Park. De manhã saia de Orford e siga para o sul da ilha, 80 Km (1 h 10 min). Apesar de as principais atrações do parque estarem em áreas diferentes, tudo é de fácil acesso com o carro.

 

1 – Tessellated Pavement

Bem próximo ao parque se encontra o Tessellated Pavement. Uma superfície de rocha relativamente plana que é subdividida em retângulos mais ou menos regulares. As rochas foram fraturadas pelo movimento da Terra e foram corroídas pelas ondas e sedimentos do Mar da Tasmânia.

Os próximos pontos estão dentro do Tasman National Park.

 

2 – Blow Hole

É uma formação rochosa incomum, esculpida através de anos de erosão, tanto pelo mar quanto pelo vento. No local também existem mirantes para observar as lindas falésias do parque.

Roteiro de 3 dias pela costa leste da Tasmânia
Roteiro de 3 dias pela costa leste da Tasmânia
 

3 – Tasman Arch

Arco gigante que também foi criado pela erosão de ventos e ondas ao longo de milhões de anos. Do outro lado do arco existe um mirante que dá uma bela vista do litoral.

Roteiro de 3 dias pela costa leste da Tasmânia
 

4 – Devil’s Kitchen

A poucos metros do arco existeoutra formação rochosa que antigamente era uma caverna, com o passar dos anos a erosão fez a parte de cima cair.

Roteiro de 3 dias pela costa leste da Tasmânia
 

5 – Waterfall Bay Track

Passando o Devil’s Kitchen, existe uma trilha que leva para dois mirantes com ótimas vistas. Certifique-se de ir nos dois pois oferecem visões completamente diferentes.

Roteiro de 3 dias pela costa leste da Tasmânia
Roteiro de 3 dias pela costa leste da Tasmânia
 

6 – Remarkable Cave

No extremo sul do parque está o Remarkable Cave, uma caverna que foi esculpida por muitos anos de erosão do mar e ventos. Ela tem esse nome pois olhando bem no fundo do túnel, é possível ver a forma da ilha da Tasmânia. No local também existem ótimos mirantes e trilhas para outras regiões do parque.

Roteiro de 3 dias pela costa leste da Tasmânia
Roteiro de 3 dias pela costa leste da Tasmânia
Roteiro de 3 dias pela costa leste da Tasmânia
 

Opcionais que NÃO FUI

 

? – Maria Island National Park

É um parque-ilha próximo à cidade Triabunna, acessível somente por balsa e que não permite veículos (somente bicicletas).

 

? – Port Arthur Historic Site

Foi o maior antigo presídio da Austrália e atualmente é um museu a céu aberto. Para mais informações sobre preços e horários, acesse portarthur.org.au.

 

Fique à vontade para incluir mais pontos, retirar ou alterar a ordem das atrações conforme sua necessidade. O roteiro de 3 dias pela costa leste da Tasmânia é simplesmente uma sugestão.

Se você também vai viajar para outros lugares, não esqueça de conferir a lista completa dos roteiros de viagem já publicados aqui no blog.

Deixe um comentário falando o que achou do post!


Gostou do roteiro? Salve no Pinterest!

 

Para planejar sua viagem
– ESTADIA: o Booking.com dispensa comentários. Já conhecido por todos, possui diversas ofertas para reservas de hotéis.

– AIRBNB: não quer ficar em hotel? Prefere ficar em um apartamento? Utilize este link do Airbnb para conseguir até R$ 179 de desconto em sua primeira reserva!

– CARRO: precisando alugar um carro para sua viagem? Pesquise facilmente na Rentcars.com e veja as melhores ofertas para sua road trip.

– SEGURO VIAGEM: não quer dor de cabeça bem no meio da viagem? Utilize a Seguros Promo, com ela é possível comparar as cotações de diferentes empresas de seguro. Utilize o código VIAGEMSUAVE5 e ganhe 5% de desconto na sua compra.
COMPARTILHE:

Deixe seu comentário: