Berlim é uma cidade cheia de história e expressão. Localizada no nordeste da Alemanha, a capital alemã possui muitas atrações turísticas. Ao andar pelas ruas, nota-se uma mistura do antigo com o novo, além da energia e cultura existente na cidade. Um roteiro de 4 dias em Berlim foi montado para te ajudar a aproveitar a cidade da melhor forma possível.
O roteiro criado é uma sugestão e foi baseado nos lugares que visitei em cada dia. Obviamente, não dá para conhecer tudo que a cidade tem a oferecer, mas em 4 dias você vai conseguir visitar as principais atrações da cidade.
Se você vai viajar pela Alemanha, confira também outros roteiros pelo país:
– Roteiro de 2 dias em Munique
Mapa do roteiro de 4 dias em Berlim
Confira abaixo a descrição de cada ponto do mapa.
DIA 1 do roteiro de 4 dias em Berlim
1 – Reichstag
Construída em 1984, Reichstag é o prédio do parlamento alemão. Ele se destaca pela sua cúpula de aço e vidro. Abrigou durante muito tempo as forças políticas alemãs, passou por um incêndio e foi destruído durante a 2ª Guerra Mundial, felizmente foi reconstruído em 1956. Para quem pretende visitar, a entrada é gratuita mas é necessário fazer o registro antecipado no site do Deutscher Bundestag.
2 – Portão de Brandemburgo (Brandenburg Gate)
Um dos marcos mais famosos de Berlim, o portão era a antiga porta de entrada da cidade alemã. Simbolizou a divisão entre o Oriente e Ocidente durante a Guerra Fria. Após a queda do muro, passou a representar uma Alemanha unificada.
3 – Pariser Platz
Atrás do Portão de Brandemburgo está a Pariser Platz, uma das principais praças de Berlim. Bem aberta, possui edifícios charmosos e detalhados. O movimento nesta praça é grande, já que é lugar para tirar fotos do Portão.
4 – Memorial do Holocausto (Memorial to the Murdered Jews of Europe)
Memorial dedicado aos judeus mortos durante o nazismo. Apesar de ser belo, o espaço tem um ar de tristeza e leva a uma reflexão sobre o nazismo. Os blocos de concreto possuem medidas diferentes justamente para causar uma intranquilidade em quem vê.
5 – Potsdamer Platz
Praça ao sul do Portão de Brandemburgo com edifícios modernos e bem desenvolvidos, sendo um dos locais mais movimentados da cidade. Possui restos do muro de Berlim.
6 – Sony Store Berlin
Complexo de edifícios patrocinados pela SONY. Entre eles estão os centros de entretenimento, lojas, restaurantes, escritórios e cinemas (famoso pelos IMAX).
7 – Parque Tiergarten
Grande parque urbano com muitas áreas verdes, localizado no centro da cidade. É o parque mais famoso de Berlim, cruzado por ruas e vias que levam para diversos monumentos e memoriais. Além dos turistas, é muito comum ver moradores locais usufruindo do espaço.
8 – Coluna da Vitória (Siegessäule)
Estátua dourada construída para comemorar as vitórias militares do Reino da Prússia. Localizada no centro do Parque Tiergarten.
9 – Memorial de Guerra Soviético (Soviet War Memorial)
Monumento para homenagear os soldados do Exército Vermelho que morreram durante a 2ª Guerra Mundial.
DIA 2 do roteiro de 4 dias em Berlim
1 – Universidade Humboldt de Berlim
Passando pela avenida Unter den Linden, uma das principais avenidas turísticas de Berlim, é possível notar a Universidade Humboldt, a mais antiga universidade da cidade. Possui uma fachada simples, mas que chama atenção ao mesmo tempo. Se você quiser dar uma entrada no prédio, é possível visitá-la e a entrada é gratuita.
2 – Reiterstandbild König Friedrich II von Preußen
Na mesma avenida Unter den Linden , também se destaca a estátua em homenagem ao Rei Frederico II da Prússia.
3 – Bebelplatz
Praça pública no centro da cidade. Rodeada por prédios como: a casa de ópera, prédios da Universidade de Humboldt e a Catedral de Hedwing.
4 – Gendarmenmarkt
Localizada bem no centro histórico de Berlim, Gendarmenmarkt é uma praça composta por 3 edifícios: casa de concertos, uma igreja alemã e uma francesa. A praça é considerada uma das mais bonitas de Berlim (concordo plenamente).
5 – Checkpoint Charlie
Posto militar entre Alemanha Ocidental e Oriental durante a Guerra Fria. Era um dos três pontos de passagem entre as duas Alemanhas. O nome Charlie vem do alfabeto fonético da OTAN (Alpha para A, Bravo para B, Charlie para C…).
6 – Topografia do Terror (Topographie des Terrors)
Museu interno e externo que exibe a história do governo nazista. Ambiente muito interessante, conta com detalhes sobre o movimento político e suas consequências. Vale a pena investir um tempo para ver com calma. A entrada é gratuita, para mais informações sobre horários, acesse o site oficial.
Metrô (U-Bahn): partida da estação Kochstraße -> chegada na estação Warschauer Straße
7 – East Side Gallery
Parte do muro de Berlim que atualmente é uma galeria de arte ao ar livre. O muro possui pinturas ao longo dos seus 1,3 Km. Diversos artistas de todo o mundo pintaram e grafitaram para demonstrar a mudança no país após a queda do muro de Berlim.
DIA 3 do roteiro de 4 dias em Berlim
1 – Parque Monbijou
Parque estadual ao norte da ilha dos museus, é delimitado a sul pelo rio Spree e a oeste pela Monbijoustraße. Muito comum ver as pessoas locais frequentando o lugar.
Foto de: De-okin
As próximas atrações de 2 a 6 fazem parte da Ilha dos Museus de Berlim, que é composta por 5 museus. É possível comprar um ticket que engloba todas as atrações ou comprar individualmente aquilo que você quer ver. Quando eu estava por lá só fui no Pergamón Museum, que na época tinha achado mais interessante (valeu a pena).
Para mais informações sobre o ticket que engloba todos os museus acesse visitberlin.de. Em cada museu também existe sua bilheteria.
2 – Museu Bode (Bode Museum)
Museu que expõe esculturas, arte bizantina, moedas e medalhas. Para consulta de horários e preços, acesse Bode Museum.
3 – Museu de Pergamón (Pergamon museum)
Museu mais visitado de Berlim. Possui coleção de antiguidades, obras do Oriente Médio e obras Islâmicas. Dentre todos os museus da ilha, resolvi visitar somente este. Para consulta de horários e preços, acesse Pergamonmuseum.
4 – Galeria Nacional Antiga (Alte Nationalgalerie)
Destacam-se pinturas e esculturas europeias do século XIX. Para consulta de horários e preços, acesse Alte Nationalgalerie.
5 – Museu Novo (Neues Museum)
Museu que apresenta a história antiga, desde a Idade da Pedra até a Idade Média. Para consulta de horários e preços, acesse Neues Museum.
6 – Museu Antigo (Altes Museum)
Museu que abriga artefatos antigos das Eras Grega, Romana e Etrúria. Para consulta de horários e preços, acesse Altes Museum.
7 –Parque Lustgarten
Parque que se encontra na ilha dos museus. Antigamente era um jardim particular e foi utilizado como palco de desfiles e local de comícios.
Foto de: Achim Raschka
8 –Catedral de Berlim (Berliner Dom)
A cúpula da catedral é um dos principais marcos da cidade. As visitas guiadas são pagas. Para mais informações, visite o site da Berliner Dom.
9 – Neptunbrunnen
Fonte do Deus Romano Netuno. Foi construído em estilo neo-barroco em 1981. As quatro mulheres ao seu redor representam os 4 principais rios da Prússia.
10 – Igreja de Santa Maria (St. Mary’s Church)
Igreja localizada na região central de Berlim próxima a praça Alexanderplatz. Antigamente era um templo da Igreja Católica, que depois foi convertida ao protestantismo durante a época da reforma protestante.
11 – Torre de TV de Berlim (Berliner Fernsehturm)
Localizada na Alexanderplatz, chama atenção pela sua altura e pode ser vista de vários pontos da cidade. Não cheguei a subir na torre, caso fique com vontade de ver a cidade lá de cima, acesse o site da Berliner Fernsehturm.
12 – Alexanderplatz
A maior e mais conhecida praça de Berlim. Animada, possui lojas, cinemas e restaurantes. Nela se encontra um relógio mundial que mostra o horário de várias cidades do planeta.
DIA 4 do roteiro de 4 dias em Berlim
Metrô (U-Bahn): chegada na estação Wittenbergplatz
1 – Kaufhaus des Westens
2ª maior loja de departamentos da Europa (somente atrás da Harrods que fica em Londres). Possui mais de 60.000 m² de área de vendas e mais de 300 mil artigos disponíveis.
Foto de: Jörg Zägel
2 – Europa-Center
Um dos centros comerciais mais famosos da cidade. Localizado em Breitscheidplatz, é composto por um shopping center e uma torre de 86 metros de altura. Foi aqui que comprei um novo cartão de memória para minha câmera, na loja SATURN, que vende vários aparelhos eletrônicos, jogos e acessórios, preços bem em conta!
3 – Elefantentor e Zoológico de Berlim
Portão do zoológico de Berlim, possui duas estátuas de elefantes. Consulte horário e preços no site do Zoológico de Berlim para realizar sua visita.
4 –Igreja Memorial Imperador Guilherme (Kaiser Wilhelm Gedächtniskirche)
Memorial contra a guerra e destruição. Igreja que foi bombardeada na 2ª Guerra Mundial. A entrada é gratuita, para mais informações, acesse o site oficial.
5 – Kurfürstendamm Strasse
Uma das mais famosas avenidas de Berlim, repleta de lojas, hotéis e restaurantes. Agitação é que não falta neste local, normalmente é repleto de turistas que querem comprar algo ou se deliciar pelos diversos restaurantes presentes ao longo da avenida. Se der tempo, procure por esculturas artísticas, elas são diferentes e chamam bastante atenção!
Opcionais que NÃO FUI
? – Museu de Cera (Madame Tussauds Berlin)
Museu de cera com diversos ícones do mundo. Para quem nunca foi, vale a pena ir!
Fique à vontade para incluir, retirar, alterar a ordem das atrações conforme sua necessidade. O roteiro de 4 dias em Berlim é simplesmente uma sugestão.
Se você também vai viajar para outros lugares, não esqueça de conferir a lista completa dos roteiros de viagem já publicados aqui no blog.
Gostou do roteiro? Salve no Pinterest!
– ESTADIA: o Booking.com dispensa comentários. Já conhecido por todos, possui diversas ofertas para reservas de hotéis.
– AIRBNB: não quer ficar em hotel? Prefere ficar em um apartamento? Utilize este link do Airbnb para conseguir até R$ 179 de desconto em sua primeira reserva!
– CARRO: precisando alugar um carro para sua viagem? Pesquise facilmente na Rentcars.com e veja as melhores ofertas para sua road trip.
– SEGURO VIAGEM: não quer dor de cabeça bem no meio da viagem? Utilize a Seguros Promo, com ela é possível comparar as cotações de diferentes empresas de seguro. Utilize o código VIAGEMSUAVE5 e ganhe 5% de desconto na sua compra.
Engenheiro de produção por formação, começou a escrever para ajudar algumas pessoas que pediam dicas de viagens. Gosta de viajar quando é possível, explorar novos lugares e ampliar sua percepção sobre o mundo. Realizou intercâmbio na Irlanda e na Austrália. De vez em quando se arrisca em tirar algumas fotos.