Coreia do Sul

Roteiro de 4 dias em SEUL – Coreia do Sul

Seul é uma metrópole enorme onde arranha-céus, metrôs modernos e a cultura pop se encontram com templos, palácios e feiras de rua. Muitas pessoas quando viajam para a Ásia, pensam em China, Japão e sudeste asiático, esquecendo que existe um outro pequeno país que vale muito a pena conhecer, a Coreia do Sul. Se você está planejando uma viagem para a Ásia, confira este roteiro de 4 dias em Seul, provavelmente incluirá a cidade em sua lista.

Durante a primavera, mais especificamente em abril, as inúmeras cerejeiras que estão espalhadas pelas ruas e parques florescem, deixando a cidade ainda mais bela. Passei 4 dias por lá bem neste período e consegui ver tudo que eu queria com calma, o tempo ajudou bastante e não choveu nenhum dia.

 

A cidade é bem grande e tem muitas atrações, mesmo se eu ficasse mais alguns dias por lá, ainda iria faltar tempo para conhecer cada detalhe desta incrível cidade. Baseado nos lugares que visitei em cada dia que este roteiro foi criado, lembrando que é simplesmente uma sugestão, então fique à vontade para fazer suas alterações.


Mapa do roteiro de 4 dias em Seul

 

Confira abaixo a descrição de cada ponto do mapa.


DIA 1 do roteiro de 4 dias em Seul

 

Trajeto realizado a pé. Caso precise pegar metrô para chegar no ponto 1: chegada na estação Anguk.

 

1 – Complexo de Palácios de Changdokkgung

Foi a segunda vila real construída após o Palácio Gyeongbukgung em 1405, e o principal palácio de muitos reis da dinastia Joseon. Sofreu danos severos durante a ocupação japonesa no século XX, sendo posteriormente restaurado. Além do grande espaço da antiga residência da família real, na parte de trás existe o Secret Garden, que serviu de local de descanso para os membros da família real, sua arquitetura se harmoniza com a natureza ao invés de se impor a ela. A entrada é paga. Para mais informações, acesse cdg.go.kr.

Roteiro de 4 dias em Seul
Roteiro de 4 dias em Seul
 

Caso queira pegar metrô do ponto 1 ao 2: partida da estação Anguk -> chegada na estação Dongguk University. Fui a pé mesmo para conhecer a cidade.

 

2 – Excursion trail of hanyangdoseong

Trilha que fica na região sudeste da cidade e que possui partes da muralha de Seul, que servia de proteção contra invasores durante a dinastia Joseon. A entrada da trilha fica ao lado do Hotel Shilla. Os segmentos da muralha estão espalhados por várias partes da cidade e são as principais atrações de Seul.

Roteiro de 4 dias em Seul
Roteiro de 4 dias em Seul
 

3 – Namsan Park

No final da trilha existe uma das entradas do Namsan Park, ao lado do Teatro Nacional. É um parque público localizado em uma montanha que oferece áreas de lazer e caminhada até o seu topo com vistas panorâmicas da cidade.

Roteiro de 4 dias em Seul
Coreia do Sul
 

4 – N Seoul Tower

É uma torre de observação e comunicação (TV e rádio) localizada no topo do Namsan Park, quase 480 m acima do nível do mar, marcando o ponto mais alto de Seul. Na sua base, há uma galeria com restaurantes, cafés, loja de conveniência e também o local onde os casais colocam cadeados simbolizando o amor eterno. Foi o local onde eu mais vi cadeados pendurados, chega a surpreender pela quantidade! Ao contrário de muitas cidades onde o governo corta os cadeados pois questões de segurança (por pesar toneladas), a torre incentiva os cadeados nas áreas designadas. A subida na torre é paga. Para mais informações, acesse nseoultower.co.kr.

Coreia do Sul
 

5 – Baekbeom Square

Praça criada em 1968 e contornada por uma parte da muralha de Seul. No local existe a estátua de Kim Koo, ativista da independência coreana. Da praça se tem uma linda visão da N Seoul Tower e de um dos portões da muralha.

Coreia do Sul
Coreia do Sul
 

6 – Sungnyemun Gate

Um dos 8 portões da muralha de Seul que foi destruído por um incêndio em 2008 e foi restaurado em 2013. Era conhecido como Namdaemun Gate durante a ocupação japonesa da Coréia no século XX, portanto é conhecido por dois nomes.

Coreia do Sul
 

DIA 2 do roteiro de 4 dias em Seul

 

Trajeto realizado a pé. Caso precise pegar metrô para chegar no ponto 1: chegada na estação Gyeongbokgung.

 

1 – Gyeongbokgung Palace

Uma das principais atrações de Seul, o Gyeongbokgung Palace foi construído em 1395 e foi o maior e principal palácio da dinastia Joseon. Suas instalações foram destruídas pelo fogo durante as invasões japonesas (1592-1598), no entanto, todos os edifícios do palácio foram posteriormente restaurados durante o reinado do Rei Gojong (1852-1919). A entrada é paga. Acesse royalpalace.go.kr para mais informações de preços e horários.

Gyeongbokgung Palace
Gyeongbokgung Palace
Gyeongbokgung Palace
 

2 – Bukchon Hanok Village

É o lar de centenas de casas tradicionais, chamadas hanok, que datam da dinastia Joseon. O nome Bukchon, que significa “aldeia do norte”, surgiu como o bairro que fica ao norte de dois importantes marcos de Seul, Cheonggyecheon Stream e Jongno. Atualmente, muitos desses hanoks operam como centros culturais, pousadas, restaurantes e casas de chá.

Bukchon Hanok Village
 

3 – Samcheong Park

Parque localizado nos arredores da Montanha Bugaksan, foi oficialmente designado como o primeiro parque da Coreia no ano de 1940. Cercado por flores de cerejeira plantadas há muito tempo, o parque fica lotado de turistas todo mês de abril, quando as flores estão em plena floração. O parque possui belos mirantes e algumas de suas trilhas beiram partes da muralha de Seul.

Coreia do Sul
 

4 – Jogyesa Temple

Templo construído no final do século XIV durante o período Goryeo e reconstruído sob o nome de Templo Gackhwangsa em 1910, devido a um incêndio. Recebeu o papel de templo principal do budismo coreano e renomeado para Tegosa em 1936. Em 1954, uma campanha de purificação ocorreu para eliminar a influência japonesa e reviver o budismo tradicional, que estabeleceu o atual nome de Templo de Jogyesa. O templo é muito bonito e bem colorido! A entrada é gratuita.

Coreia do Sul
 

5 – Myeongdong

Badalado distrito comercial de Seul. Muitas lojas de marca e departamentos se misturam nas ruas e becos. O bairro também tem restaurantes familiares e comida de rua, além de opções de refeições coreanas, ocidentais e japonesas.

Coreia do Sul
 

6 – Cheonggyecheon Stream

É um moderno canal de 11 km que atravessa o centro de Seul. Criado como parte de um projeto de renovação urbana e restaurado em 2005, antigamente era apenas uma hidrovia negligenciada escondida por um viaduto. Hoje em dia transformou-se em um refúgio de beleza natural no meio da agitação da vida da cidade.

Coreia do Sul
 

DIA 3 do roteiro de 4 dias em Seul

 

Metrô: chegada na estação Hyehwa.

 

1 – Naksan Park

Parque que recebe o nome de sua aparência de corcova de camelo. Em coreano, “nakta” significa camelo e “san” significa montanha. A família real Joseon apreciava a beleza natural da montanha, mas durante o período colonial japonês, uma maneira apressada de planejamento urbano resultou na demolição da maior parte da montanha. Em um esforço para salvar a área verde, Naksan foi designado como um parque em 2002.

Coreia do Sul
 

Durante o caminho até Heunginjimun Gate, é possível apreciar uma bela vista de Seul e suas muralhas

Coreia do Sul
 

2 – Heunginjimun Gate

Portão do lado leste da fortaleza de Seul. É também conhecido como Portão Dongdaemun. Foi construído para proteger a Hanseongbu, que historicamente abrigava importantes instalações do governo. Além disso, em seu redor existe o Ongseong em forma de semicírculo, um pequeno muro construído para proteger o portão.

Coreia do Sul
 

3 – Gwangjang Traditional Market

O mercado de Gwangjang foi o primeiro mercado permanente na Coreia e continua a prosperar como um destino turístico. Com seu estilo de “mercadão”, possui cerca de 5 mil lojas que vendem diversos produtos, desde comida típica até lembrancinhas.

Metrô: partida da estação Jongno 5 ga -> chegada na estação Namyeong.

 

4 – War Memorial of Korea

Museu inaugurado em 1994 no lugar de um antigo quartel em memória à história militar da Coreia. Ele exibe e preserva materiais relacionados à Guerra da Coréia e serve como um local de ensino nacional. O museu abriga aproximadamente 33.000 artefatos expostos em salas de exposição. A entrada é gratuita. Para mais informações sobre horários, acesse warmemo.or.kr.

Coreia do Sul
 

Metrô: partida da estação Namyeong -> chegada na estação Hongik University.

 

5 – Hongdae shopping street

Famoso bairro próximo à universidade de Hongik. É conhecido por seu ambiente jovem, cultura pop e liberdade de expressão. Ao longo de suas ruas existe uma sequência de palcos para artistas de rua, muitas lojas comerciais e restaurantes.

Coreia do Sul
 

DIA 4 do roteiro de 4 dias em Seul

 

O dia é reservado para visitar o Bukhansan National Park, famoso parque nacional formado por uma montanha e diversos picos. Importante sair cedo neste dia para aproveitar ao máximo!

 

Metrô: chegada na estação Gupabal (Saída 1)

Logo na saída do metrô existe um ponto de ônibus, é só pegar o ônibus 704 até a entrada do Parque Bukhansan. Qualquer coisa é só perguntar para o motorista (fale “Bukhasan?”, que ele vai entender, foi o que eu fiz kkk), ou seguir a massa, pois sempre tem gente que vai para lá. Assim que chegar no ponto de parada do Bukhasan, é só caminhar até a entrada.

Na base da montanha tem lugar para comer e conveniência, vale a pena comprar alguma coisa (lanches e bebidas) antes da trilha para comer durante o caminho.

 

1 – Bukhansan National Park

Parque que contém uma gigantesca área florestal, templos e picos de granito. O nome Bukhansan significa “grande montanha no norte” e tem muitos tipos de picos, mas seu pico principal é Baegunbong. Há trilhas para subir nos 3 picos principais de onde se pode ter uma bela vista. Os turistas normalmente fazem a trilha até o pico principal, só seguir as placas com o nome Baegundae (Peak). O caminho até lá é de nível moderado, sendo que no final fica bem íngreme e é necessário ajuda dos cabos de aço. A vista lá de cima é indescritível. A entrada do parque é gratuita, mas o estacionamento é pago (quem vai de carro). Para mais informações, acesse knps.or.kr.

Coreia do Sul
Coreia
Coreia
Bukhansan National Park
Bukhansan National Park
Bukhansan National Park
 

Na volta é só fazer a mesma coisa que na ida, do outro lado da avenida principal onde chegamos no início do dia passa o ônibus para a estação de metrô Gupabal. Não tem erro, sempre tem gente indo para o centro de Seul.

 

Opcionais que NÃO FUI

 

? – Namsan Cable Car

Teleférico que percorre o trajeto entre a base de Namsan Parke a N Seoul Tower. Se você não quer subir a pé até a Torre de Seul, o teleférico é uma ótima opção. A atração é paga. Para mais informações, acesse cablecar.co.kr.

 

? – Dongnimmun Gate

Portal construído em 1897 para declarar independência sul-coreana em relação ao Japão e Rússia, os quais representavam uma ameaça para a Coreia e China.

 

? – Changuimun Gate

Um dos quatro mini portões no norte em torno da cidade murada de Seul, durante a dinastia Joseon. É o único portão entre quatro mini portões que ainda estão em seu estado original.

 

? – Sukjeongmun Gate

Um dos portões da muralha de Seoul que era raramente utilizado. Está localizada na montanha Baegaksan, que é uma zona de proteção militar. É possível visitar o portão, mas é necessário mostrar um documento com foto válido (passaporte). Não é permitido tirar fotos dos soldados.

 

? – Hyehwamun Gate

Um dos portões da muralha de Seoul, construído em 1396, mas destruído durante a colonização japonesa e reconstruído em 1992. O Portão Hyehwamun era um portão importante para as pessoas que se dirigiam para o norte do país, já que o portão Sukjeongmun, era frequentemente fechado.

 

? – The Demilitarized Zone (DMZ)

É a zona livre de armas entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul. A área foi estabelecida em 27 de julho de 1953, quando o Acordo de Armistício foi assinado durante a Guerra da Coreia, e inclui o trecho de terra de 2 km ao longo do norte e sul da linha. Somente é possível ir para esta zona através de agência de turismo. Para mais informações, acesse visitkorea.or.kr.

 

Fique à vontade para incluir mais lugares, retirar ou alterar a ordem das atrações conforme sua necessidade. O roteiro de 4 dia em Seul é simplesmente uma sugestão.

Se você também vai viajar para outros lugares, não esqueça de conferir a lista completa dos roteiros de viagem já publicados aqui no blog.


Gostou do roteiro? Salve no Pinterest!

 
Coreia

Para planejar sua viagem
– ESTADIA: o Booking.com dispensa comentários. Já conhecido por todos, possui diversas ofertas para reservas de hotéis.

– AIRBNB: não quer ficar em hotel? Prefere ficar em um apartamento? Utilize este link do Airbnb para conseguir até R$ 179 de desconto em sua primeira reserva!

– CARRO: precisando alugar um carro para sua viagem? Pesquise facilmente na Rentcars.com e veja as melhores ofertas para sua road trip.

– SEGURO VIAGEM: não quer dor de cabeça bem no meio da viagem? Utilize a Seguros Promo, com ela é possível comparar as cotações de diferentes empresas de seguro. Utilize o código VIAGEMSUAVE5 e ganhe 5% de desconto na sua compra.
COMPARTILHE:

2 thoughts on “Roteiro de 4 dias em SEUL – Coreia do Sul”

Deixe seu comentário: